Flexibilidade em páginas para dispositivos móveis com media queries

Flexibilidade em páginas para dispositivos móveis com media queries
slopes
slopes

Compartilhe

Media queries são uma parte importante de uma técnica ainda mais importante: Design Responsivo. Quer se aprofundar na Web mobile e responsivo? Confira os cursos da Alura e da Caelum.

No artigo sobre viewport, aqui do Blog, vimos como criar uma página com tamanho adequado aos diversos dispositivos que temos que lidar hoje em dia.

Se colocarmos um viewport com width=320, por exemplo, conseguimos criar uma página para iPhone e outros smartphones normalmente. Mas e se a página for aberta num iPad de 768px de resolução? Ou em um tablet Android de 600px de largura? Ou um smartphone Android de 533px em modo paisagem?

Criar sites específicos para cada tamanho de tela não é a melhor solução.

Podemos então colocar o viewport com width=device-width e codificar nosso HTML e CSS para usarem 100% da largura, flexibilizando nosso layout. Mas será que nosso layout vai ficar bonito tanto em um smartphone de 240px quanto num tablet com 1024px?

No último site mobile que fizemos, o do livro Arquitetura Java, usar um layout flexível deixava a página muito usável em telas pequenas (como num Nokia de 240px) mas não em telas maiores (como em um iPad):

Só fazer layouts flexíveis também não é a melhor solução. Precisamos ajustar o design de acordo com o dispositivo usado.

Media types

Desde muito tempo o CSS tem suporte para se definir regras que só valem em certo contexto. Os media types permitem que se use estilos diferentes em situações diferentes e sempre foram muito usados para distinguir a renderização na tela da impressão:

 <link rel="stylesheet" href="estilos.css" media="screen"> <link rel="stylesheet" href="impressao.css" media="print"> 

Todos os navegadores modernos suportam esse media type print que é aplicado apenas quando vamos imprimir uma página (útil para esconder o menu de navegação ou aumentar a fonte do texto, por exemplo).

Alguns celulares antigos suportavam também o tipo handheld para estilos específicos para sites mobile. Os smartphones modernos como iPhone e Android, porém, ignoram o media type handheld pois são capazes de renderizar sites completos e não apenas as versões simples feitas para os celulares antigos.

Como então escrever CSS específico para mobile pensando em smartphones e tablets que não se encaixam no media querie handheld? Novos media queries!

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

CSS3 media queries

Melhor do que separar os dispositivos em desktop (screen) e mobile (handheld), os novos media queries permitem que foquemos principalmente no tamanho da tela onde vamos exibir o conteúdo.

É possível criar um CSS que só se aplique a tamanhos de tela de, no máximo, 320px por exemplo (como um iPhone em modo retrato):

 <link rel="stylesheet" href="iphone.css" media="screen and (max-width: 320px)"> 

Existem diversas opções de media queries com bastante suporte. Além da max-width, podemos usar min-width, width e device-width - e todas as variações delas com height.

A diferença entre width e device-width é se estamos pensando em CSS pixels ou no tamanho do viewport. Geralmente não é boa prática depender do tamanho físico do aparelho então não usamos tanto device-width.

Uma decisão que precisa ser tomada é de se usar max-width ou min-width. O max é bom para quando temos um layout Desktop pronto e queremos adaptá-lo para dispositivos menores - vamos então definindo novas regras que se aplicam só aos dispositivos de no máximo certo tamanho. Já o min pode ser útil quando criamos um site só mobile ou começamos pelo mobile - nesse caso, é mais fácil ter um layout base e ir customizando para dispositivos maiores, com no mínimo certo tamanho.

Mais media queries

Além dos media queries de tamanho, aparelhos mais modernos suportam também um media querie que pega a orientação do dispositivo:

 <link rel="stylesheet" href="phones.css" media="screen and (min-width: 320px) and (orientation: portrait)"> 

Isso pode ser útil para customizar a experiência do site de acordo com como o usuário está segurando o aparelho. É sabido, por exemplo, que um celular em modo retrato é mais usável com navegação na parte de baixo à esquerda; e, no modo paisagem, com navegação no topo e nas laterais.

[![](assets/flexibilidade-em-paginas-para-dispositivos-moveis-com-media-queries/touch-areas.png "Áreas quentes para toque num smartphone comum em retrato e paisagem")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2012/03/touch-areas.png) Áreas quentes para toque num smartphone comum em retrato e paisagem

Além de declarar as media queries na tag <link> no HTML, podemos também fazer direto dentro do arquivo CSS (podemos juntar tudo num arquivo CSS só e economizar requests):

 /\* regra aplicada em todo lugar \*/ body { background: blue; }

/\* aplica somente a partir de 320px \*/ @media screen and (min-width: 320px) { body { font-size: 80%; } }

/\* aplica somente a partir de 480px em landscape \*/ @media screen and (min-width: 480px) and (orientation: landscape) { nav { float: left; } } 

Há ainda como mirar dispositivos de alta resolução (como iPhones e iPads com Retina Display) com device-pixel-ratio para provermos imagens de melhor qualidade quando elas forem úteis. Ou ainda a opção (color) que permite distinguir entre dispositivos coloridos ou não (como um ereader ou Kindle).

Temos muitas outras opções de media queries na especificação do W3C e várias delas já disponíveis nos aparelhos de hoje.

Media queries comuns

E quais valores usar no projeto para adaptar para diferentes larguras? O ideal seria fazer as adaptações conforme seu layout exige (seria até possível fazer um layout só com porcentagens e sem media querie nenhum que funcione em diversos tamanhos de tela).

Mas se você pensa nos dispositivos mais comuns de hoje, existem algumas combinações de media queries famosas. O projeto 320andup por exemplo sugere que você faça um layout base pensando em 320px e depois adapte para outros tamanhos com:

 @media print { }

@media only screen and (min-width: 480px) { } @media only screen and (min-width: 600px) { } @media only screen and (min-width: 992px) { } @media only screen and (min-width: 1382px) { }

@media only screen and (-webkit-min-device-pixel-ratio: 1.5), only screen and (min--moz-device-pixel-ratio: 1.5), only screen and (-o-min-device-pixel-ratio: 3/2), only screen and (min-device-pixel-ratio: 1.5) { } 

Há a regra para impressão e outras 4 pensando em tamanhos comuns de smartphones e tablets. A última regra foca em dispositivos com alta resolução como os Retina Display e Android modernos. (o uso da keyword only serve apenas para esconder essas regras de navegadores antigos que não suportem media queries mas suportam o media type screen)

No nosso site arquiteturajava.com.br que suporta mobile, usamos o layout base pensando em 240px e os seguintes media queries:

 @media screen and (min-width:320px) { } @media screen and (min-width:480px) { } @media screen and (min-width:600px) { } @media screen and (min-width:768px) { } @media screen and (min-width:992px) { } 

Nós inclusive abrimos o código do site no Github para servir de exemplo de design mobile com media queries e viewport.

[![](assets/flexibilidade-em-paginas-para-dispositivos-moveis-com-media-queries/tudo-300x139.jpg "Site do livro aberto em tudo quanto é dispositivo: tablet, ipad, smartphone, tv, desktop, ereader")](https://blog.caelum.com.br/wp-content/uploads/2012/03/tudo.jpg) Site do livro aberto em tudo quanto é dispositivo: tablet, ipad, smartphone, tv, desktop, ereader

Conclusão

As novas media queries do CSS3 são muito úteis para adaptar nosso site a diferentes resoluções. E o melhor é que contam com excelente suporte nos navegadores mobile.

O título desse post não está muito correto. Apesar das media queries serem fundamentais para a Web mobile (e terem nascido nesse meio), todo os navegadores Desktop modernos também suportam os media queries de CSS3 (até o IE). Usar max-width, por exemplo, vai fazer com que o layout se ajuste ao tamanho da janela do navegador.

Para aprender mais sobre flexibilização de layout, media queries e Web Design Responsivo em geral, recomendo os Web Design Responsivo e A Web Mobile, lançados pela Editora Casa do Código. O curso de front-end da Caelum também fala de media queries e responsivo como um dos tópicos. E eu desenvolvi um curso completo de Design Responsivo na Alura.

Veja outros artigos sobre Front-end