Guardando senhas criptografadas em Java

Guardando senhas criptografadas em Java
ricardo.nakamura
ricardo.nakamura

Compartilhe

Eu e o Thiago Ferreira estavámos mais uma vez na Caelum passando pela situação de gravar as senhas do usuário no banco de dados. Ainda hoje alguns grandes sites cometem o grave erro de guardar as senhas dos usuários em texto puro, fazendo com que um possível roubo de dados acarrete num problema ainda maior.

O processo clássico é guardar um hash (chamado também de digest nesse caso) da senha do usuário, usando algum algoritmo de hash unidirecional. Isso pode ser feito utilizando uma chamada de função na query do banco de dados (como MD5()no MySQL), ou, o mais utilizado para não ter de trafegar a senha entre o servidor web e o banco de dados: com o MessageDigest do javax.security. Através dessa classe você pode facilmente gerar o hash de uma senha:

 MessageDigest algorithm = MessageDigest.getInstance("MD5"); byte messageDigest\[\] = algorithm.digest("senha".getBytes("UTF-8")); 
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Agora temos um array de bytes que podemos guardar no banco de dados. Quando o usuário logar, basta digerirmos novamente a senha colocada no formulário web, e comparar o hash resultante com o que há no banco. Você poderia guardar esse array de byte como uma String fazendo new String(bytes, encoding), porém muito mais usual é guardar os hexadecimais desses bytes dentro de uma String:

 StringBuilder hexString = new StringBuilder(); for (byte b : messageDigest) { hexString.append(String.format("%02X", 0xFF & b)); } String senha = hexString.toString(); 

Isso gerará e8d95a51f3af4a3b134bf6bb68a213a.

Apesar de muito usado, o MD5 já é considerado um algoritmo de hash quebrado, pois hoje em dia podemos rapidamente, através de força bruta, descobrir uma String que gere o mesmo hash, já que neste algoritmo ocorrem mais colisões do que o que foi inicialmente imaginado por seus criadores. Muitos passaram a usar o SHA-1, porém este já da sinais de que, num futuro próximo, será quebrado com força bruta. O próprio governo americano já evita utilizar a família SHA-1, priorizando o uso do SHA-2. Logo, o procedimento completo mais adequado atualmente seria usar algo como:

 MessageDigest algorithm = MessageDigest.getInstance("SHA-256"); byte messageDigest\[\] = algorithm.digest(original.getBytes("UTF-8"));

StringBuilder hexString = new StringBuilder(); for (byte b : messageDigest) { hexString.append(String.format("%02X", 0xFF & b)); } String senha = hexString.toString(); 

Para tornar seu sistema ainda mais seguro em relação as senhas guardadas, pode-se ainda adicionar salts, mais iterações de hash e outras técnicas que tornaria ainda mais difícil um possível ataque de força bruta contra uma base de dados roubada, se protegendo também contra o provável uso de senhas fracas por parte de seus usuários.

Veja outros artigos sobre Programação