HTML, CSS, Javascript e UX na nova formação da Caelum

HTML, CSS, Javascript e UX na nova formação da Caelum
anderson.leite
anderson.leite

Compartilhe

A nova formação da Caelum tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos numa área em constante crescimento. A formação tem a parceria da Locaweb e é composta dos cursos WD-41 | Design de Interação, Experiência do Usuário e Usabilidade e WD-43 | Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript.

formacao_wd

User Experience

Ao navegar na web, sacar dinheiro de um caixa eletrônico ou mesmo usar um celular, nos deparamos com sistemas diferentes, escritos em Java, Ruby ou C#, porém nossa satisfação não é definida pela linguagem utilizada, e sim pela qualidade e facilidade em interagir com o produto: nossa experiência como usuário.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Ao estudo dessa interação usuário-produto dá-se o nome User Experience, muito conhecido como UX, e em português traduzido como Experiência do Usuário.

elements-of-user-experience

Pode-se definir User Experience como a satisfação e qualidade em interagir com a interface de um serviço, produto ou sistema. Muitos consideram a Experiência do Usuário como um dos principais fatores no sucesso ou fracasso de um software. O quanto seu software é focado na necessidade do usuário? Com que velocidade ele atende aos clientes? Quais as dificuldades para finalizar uma compra? Quanto mais simples de usar, menor é a necessidade de suporte e maior a viabilidade financeira do projeto. Podemos citar exemplos clássicos, como o GMail, que revolucionou a forma de utilizar email online, além do iPod com sua interface simples e objetiva.

Design de Interação Um dos papéis que existem no processo de desenvolvimento da Experiência do Usuário é o de Designer de Interação. Existem diversas funcionalidades implementadas em um sistema que muitas vezes os usuários finais desconhecem ou tem pouco interesse, sendo que elas poderiam facilitar tarefas e otimizar tempo. O Designer de Interação se preocupa com as relações humanas de um software.

Autores e profissionais se referem ao Design de Interação como iD ou IxD (Interaction Design), existindo já uma associação oficial, a IxDA. No Brasil há um conhecido blog da Locaweb focado em Experiência do Usuário.

Designer de Interação x Arquiteto de Informação

Nos projetos web os dois papéis são parecidos, porém com diferentes focos. O Arquiteto de Informação se preocupa mais com o armazenamento e distribuição da informação, enquanto o Designer de Interação tem a responsabilidade de definir como essa informação será manipulada e transformada. user_experience_garrett É comum em equipes grandes o Designer de Interação ser responsável por criar wireframes enquanto o Arquiteto de Informação cria a estrutura e faz o planejamento geral.

Existe um instituto sobre Arquitetura de Informação e no ano passado o Brasil sediou o Interaction South-America 09. Programador de Interfaces E quem realmente escreve o código das interfaces web depois de planejadas? Nessa etapa entra o profissional com conhecimentos aprofundados de HTML, CSS, Javascript, que têm ganhado muita atenção nos últimos anos, em especial o Javascript, sendo reconhecido como uma linguagem extremamente poderosa e divertida. Esse profissional é focado em transformar o trabalho planejado pelos profissionais acima em realidade. Ter o domínio dos melhores padrões, layouts e conhecimento dos diversos navegadores existentes para converter o projeto em realidade são algumas das funções do Programador de Interface, também chamado de Web Designer. web-design O sucesso de um projeto dependente muito de atender e se possível superar as expectativas dos usuários, fazer com que a interação deles com o sistema seja tão satisfatória a ponto de atingir completamente os objetivos do sistema.

Confira o conteúdo dos treinamentos WD-41 | Design de Interação, Experiência do Usuário e Usabilidade e WD-43 | Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript.

Veja outros artigos sobre Front-end