Internet Explorer, testes cross browsers e a política de compatibilidade

Internet Explorer, testes cross browsers e a política de compatibilidade
slopes
slopes

Compartilhe

Quais versões de que browsers você deve suportar no seu website? Qual política deve ser adotada pela sua empresa?

Decisões difíceis, dado que tempo e verba são escassos. Muitos desistiam de suportar versões antigas do Internet Explorer, cortando uma fatia significativa de possíveis consumidores.

O fantasma do Internet Explorer assombrou a Web durante muito tempo. Navegadores ruins, não cumprimento dos padrões, problemas de segurança, péssima performance, e uma chatice pra testar os sites. Não mais. O mundo é outro hoje em dia e o tempo de fazer piada com o Internet Explorer está ficando pra trás.

O problema do IE está se resolvendo de várias maneiras:

  • As versões mais novas são realmente muito boas - IE9 e IE10.
  • A Microsoft fez um update automático para todos os usuários de IE levando à versão mais recente disponível. Isso fez IE6 e IE7 praticamente sumirem.
  • Testar os sites no IE está muito fácil, inclusive no Mac e no Linux.
  • Muita gente migrou para outros browsers - Chrome já é o browser mais usado no Brasil há bastante tempo!
internetexplorer9logo

Como testar no Internet Explorer no Windows, Mac e Linux?

Primeiro, só um serviço remoto de screenshots não resolve. Você precisa testar na sua máquina, usar o site. Pra isso, precisa instalar várias versões juntas. E o problema é que o IE vem embutido no Windows de tal forma que isso é impossível.

Existem algumas gambiarras que tentam fazer vários IEs rodarem ao mesmo tempo. Ou tem gente que só instala a versão mais nova e usa o modo de compatibilidade nas ferramentas pra emular os IEs velhos. Não faça isso, nada disso serve. Pra realmente testar o IE, você precisa de uma instalação limpa de cada um deles. Ou seja, você precisa de vários Windows.

Como fazer? Use máquinas virtuais, claro. Mas, até mês passado, isso significava comprar um Windows de cada versão (XP, Vista, 7 e 8). Não mais.

A Microsoft lançou máquinas virtuais oficiais com IE 6, 7, 8, 9, 10, no XP, Vista, Windows 7 e 8. Tudo legalizado, focado nos testes pra desenvolvedores Web. E mais: tem versões pra Windows, Mac e Linux, rodando em várias plataformas de virtualização: VMWare, VirtualBox e VirtualPC (Parallels a caminho). É só baixar e rodar.

Há o trabalho de abrir a VM, claro, toda vez que for testar. Mas, por favor, faça isso. Dica bônus: se você colocar 8GB de memória e um SSD na sua máquina, consegue rodar fácil 3 Windows ao mesmo tempo, além do seu sistema normal.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Quais versões do IE preciso testar?

Depende bastante do seu público. Mas já é meio consenso que IE6 e IE7 já eram. Claro, pode ser que seu público ainda use, então veja suas estatísticas.

O IE8 é um caso mais particular, já que é a última versão disponível no Windows XP, então muita gente ainda tem - 7,5% no Brasil em Janeiro/2013. Mesmo assim, muita gente já não suporta mais, como o Google.

Qual a política da Caelum?

Analisando os números do site da Caelum, vemos uma distribuição bem parecida com a população geral do Brasil: 60% de Chrome, 25% Firefox e 7,5% de todos os IEs.

stats-caelum-jan2013-browser

Se observarmos as versões do IE então, vamos ver que IE9 e IE8 dominam, com o IE10 crescendo rápido. Mesmo assim, se calculasse com relação a total de usuários, teríamos: 4,3% de IE9, 2,4% de IE8, 0,5% de IE10, 0,24% de IE7 e 0,03% de IE6.

stats-caelum-jan2013-ie

(E você pode comparar a evolução com esse post nosso de 2011, quando mostramos que 21% das pessoas usavam IE, sendo 16,8% só de IE8.)

Com isso, a política hoje da Caelum em 2013 é:

Uma nota final sobre o IE10

O IE10 é um excelente navegador - até a Microsoft tá tirando sarro com isso, de tão inusitado, mas é verdade.

Um ponto importante: teste no IE10 também. Reparem nas estatísticas que IE10 já passou IE7+IE6 e já já passa IE8. A questão com o IE10 é que ele traz alguns desafios. Ele roda por enquanto só no Windows 8 e se integra de tal forma a ser o único browser disponível na versão tablet - e o "Metro Mode". Quando sair a versão pra Windows 7 (esse semestre), deve passar todos os outros facilmente.

Hoje, pra testar o IE10, você precisa do Windows 8 (tem de graça lá no site da Microsoft de VMs). E existem 3 modos do IE10 que você precisa testar: Desktop-mode (IE normal), Metro mode, e Snap Mode. A boa notícia é que o IE10 é muito bom em padrões web, performance e usabilidade; não deve dar muito trabalho.

É isso. O cenário de testes e suporte ao IE tem melhorado a cada momento. As últimas versões são bastante boas, as versões antigas perdem market share rapidamente, e as novas VMs gratuitas disponibilizadas pela Microsoft facilitam muito o desenvolvimento. Por isso, considere fortemente incluir as versões antigas.

E qual é sua política de suporte a browsers? Alguma dica para facilitar esse trabalho? A gente discute esses e outros pontos sobre desenvolvimento Web no curso de front-end da Caelum.

No desenvolvimento mobile os testes podem ser ainda mais complicados e a variação de resolução, viewport e fabricantes deixa tudo desafiador. Participe do MobileConf Brasil, que acontecerá dia 5 de abril e conheça mais!

Veja outros artigos sobre Front-end