Invocando métodos assíncronos com Spring

Invocando métodos assíncronos com Spring
jopss.sossoloti
jopss.sossoloti

Compartilhe

O ecossistema Spring é muito usado por várias aplicações Java mundo afora e uma das features interessantes desse framework é a possibilidade de criarmos chamadas assíncronas entre nossos métodos. O tutorial do site do Spring é bem explicativo, mas vamos aqui dar um exemplo mais real que passei em um dos projetos em que trabalho.

Por mais que um sistema tende a ser automatizado existe a necessidade de importar ou exportar arquivos para integrações, e algumas vezes, estes arquivos são muito grandes e pesados, levando minutos para processamento. Ao criar uma tela de upload, o usuário teria que ficar esperando esses minutos sem sair da tela para poder ver o resultado da importação. Com as chamadas assíncronas podemos processá-los em paralelo, exibindo uma mensagem independente de onde ele esteja no sistema.

Outro ponto de atenção é que se você configurou no seu sistema o OpenEntityManagerInViewFilter e acessar uma funcionalidade mais demorada, independente do que seja, pode ocasionar timeout de transação. Criar essa chamada de forma assíncrona resolveria esse tipo de problema.

Configurações

A configuração para usar métodos assíncronos depende de um TaskExecutor. Esse executor é um cron Quartz interno do Spring e pode ser configurado pelo SpringBoot ou por xml. Por padrão, o Spring cria uma instancia da classe SimpleAsyncTaskExecutor, que é um executor que não cria um pool de thread, e assim, cada ação assíncrona cria uma nova thread no seu sistema. Mas, podemos configurar para usar o ThreadPoolTaskExecutor, que como o nome diz, cria o pool.

A diferenciação qual dessas duas classes usar depende de um único parâmetro. Configurando assim:

 <task:executor id="executorSimples"/> <task:annotation-driven executor="executorSimples"/> 

Criarmos o TaskExecutor implementado pela classe SimpleAsyncTaskExecutor. Agora, se usarmos assim:

 <task:executor id="executorComPool" <strong>pool-size="5" queue-capacity="500"</strong>/> <task:annotation-driven executor="executorComPool"/> 

Configuramos implementado pelo ThreadPoolTaskExecutor. De prontidão, reaproveitar threads com pool seria a melhor opção. Caso esteja usando SpringBoot, a configuração ficaria dessa forma:

 @SpringBootApplication @EnableAsync //... public class Application {

//...

@Bean public Executor asyncExecutor() { ThreadPoolTaskExecutor executor = new ThreadPoolTaskExecutor(); executor.setCorePoolSize(2); executor.setMaxPoolSize(5); executor.setQueueCapacity(500); executor.initialize(); return executor; } } 

Uma última configuração necessária é a anotação @Async no método do seu @Service que você queira que seja invocado assincronamente. Esse método pode ter qualquer tipo de parâmetro, mas seu retorno deverá ser uma implementação da interface Future, mais precisamente, a classe CompletableFuture. Essa classe é utilizada para criar funcionalidades reativas em java, onde a execução assíncrona das regras é feita por uma Thread paralela, não bloqueando a execução principal. O método principal dessa classe é o "get()", que aguarda até as regras serem executadas para poder retornar o resultado.

Veremos como montar um método para ser chamado assincronamente.

 @Async public CompletableFuture<String> metodoAssincrono(String parametro1, Integer parametro2) { //...

return CompletableFuture.completedFuture("Bla"); } 

Ao invocar esse método você já irá receber a resposta instantaneamente, pois sua execução foi iniciada por uma outra Thread. O retorno CompletableFuture é um promisse, uma promessa de retorno, e você pode verificar por ele se a execução já foi concluída ou se ainda esta em andamento. Caso já tenha sido concluída, é possível pegar o conteúdo configurado como retorno, no meu caso, o texto "Bla". Caso ainda esteja em andamento, pode-se aguardar a sua conclusão.

Um último ponto é que esta configuração contem dentro do jar core do Spring. Então, basta a configuração de jars padrão no seu pom.xml que já provê essa possibilidade.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Carregando um arquivo grande

Com a possibilidade de execução assíncrona, criei um exemplo de importação de um arquivo contendo milhões de dados. Nesse exemplo teremos a opção de execução sincronizada, como qualquer ação normal, e outra para execução assíncrona, tratado neste post.

Pensando em um sistema web, quando criamos chamadas assincronas, a verificação do estado da execução, ou seja, se está em andamento ou já concluída, deve ser feito periodicamente. Podemos criar uma conexão Websocket para enviar o aviso de conclusão ao usuário da aplicação, ou de forma bem simples, mas não tão performática, criar um pooling javascript, onde o navegador fica "perguntando" ao servidor se já está concluído. Para fins deste exemplo, usarei o pooling, mas em uma aplicação real, considere o Websocket.

No controlador, teremos os seguintes métodos:

 @Controller @RequestMapping(value = "/pessoa/exec") public class PessoaController { @Autowired private ImportacaoService importacaoService; //... @RequestMapping(value = "/assinc", method = RequestMethod.GET) public String requisicaoAsync(Model m, HttpSession session){

CompletableFuture<AsyncForm> promisse = importacaoService.importarAsync(); this.addSessaoPromisse(session, promisse); return "pagina-assinc"; }

@ResponseBody @RequestMapping(value = "/assinc/verificar", method = RequestMethod.GET) public AsyncForm verificarAsync(HttpSession session) throws InterruptedException, ExecutionException {

CompletableFuture<AsyncForm> promisse = this.getSessaoPromisse(session); if (promisse == null) { return null; } else { return promisse.getNow(new AsyncForm(this.getSessaoLog(session))); } }

private void addSessaoPromisse(HttpSession session, CompletableFuture<AsyncForm> promisse) {

session.setAttribute("FUTURE\_IMPORTACAO", promisse); }

private CompletableFuture<AsyncForm> getSessaoPromisse(HttpSession session) {

return (CompletableFuture<AsyncForm>) session.getAttribute("FUTURE\_IMPORTACAO"); }

//... } 

A classe ImportacaoService é onde temos o nosso método assincrono, chamado pelo requisicaoAsync do controlador. Essa execução para o controller é instantânea: ele não aguarda a invocação ser finalizada e já faz o response da requisição. No nosso exemplo, além da execução assincrona, eu quero poder avaliar a conclusão com o pooling javascript. No entanto, como uma request não conhece a anterior, a requisição do pooling não teria acesso ao CompletableFuture para validar o resultado. Dessa forma, o que faço aqui é guardar o promisse na sessão do meu usuário corrente, para futura verificação da conclusão, que é feita pelo método verificarAsync. Este faz um retorno JSON para a chamada Ajax do meu html.

O método getNow do Future tem a caracteristica de retornar o conteúdo da ação, caso ela tenha sido concluída, mas caso não, ele retorna um padrão. Esse padrão foi criado no parâmetro do método getNow. Existe ainda um outro método chamado somente get, que trava e espera até que a conclusão aconteça, e um outro isDone para verificar se a execução já foi concluída ou não.

Agora veja um trecho do Service.

 @Async public CompletableFuture<AsyncForm> importarAsync() { List<Pessoa> pessoas = this.importarArquivoCSVGrande(); for(Pessoa p : pessoas){ this.pessoaServico.gravar(p); } AsyncForm form = new AsyncForm(); form.addLog("Importado "+pessoas.size()+" itens."); form.setPessoas(pessoas);

return CompletableFuture.completedFuture(form); } 

O método importarAsync será executado por uma Thread separada da execução principal, onde o promisse CompletableFuture terá o resultado após a conclusão.  Com isso, o tempo de importação e gravação, que pode demorar minutos, não interrompe o usuário de navegar pelo sistema, e ele será devidamente avisado da conclusão. Para ver o código mais detalhado, acesse este GitHub.

Mas diz aí, já precisou de alguma chamada assincrona no servidor? Não deixe de conferir nossas turmas presenciais de Java e Web.

Veja outros artigos sobre Programação