Java e JavaScript: qual é a sua Virtual Machine?

Java e JavaScript: qual é a sua Virtual Machine?
peas
peas

Compartilhe

Introdução

Sempre falamos da onipresença da JVM. Ela está em uma quantidade enorme de computadores, em especial servidores, mas tem perdido a batalha no desktop e no mobile. Há uma outra plataforma/linguagem onipresente: o JavaScript, e este sim domina o mobile e o desktop, além de começar a ganhar terreno no servidor, como no Node.js.

Como disse Douglas Crockford há 2 anos no QConSP, o JavaScript foi da linguagem mais odiada para uma das mais amadas em um curtíssimo espaço de tempo.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Você quer rodar JavaScript na JVM?

Entre 2003 e 2005, todos começaram a se animar com as novas possibilidades de rodar outras linguagens na JVM, fossem elas novas como a Beanshell e o Groovy, fossem elas velhas como o JavaScript.

No caso especial do JavaScript, várias implementações surgiram. A Rhino foi a que mais ganhou espaço. Ela inclusive foi inserida no Java SE 6 como sendo a implementação padrão da scripting engine, definida pela JSR 223. Atualmente temos a VM dyn.js, uma iniciativa brasileira. Há ainda a promessa da Nashorn, uma iniciativa da Oracle.

Você quer rodar Java numa VM JavaScript?

A Doppio é uma JVM escrita puramente em JavaScript/CoffeScript. Ela implementa todos os bytecodes do Java e já consegue compilar classes do Java 1.4 com seu próprio compilador, além de aceitar .class de qualquer versão.

Sim! Você pode carregar arquivos .class e executá-los via (quase) qualquer navegador atual, sem necessidade de suporte a applets, sem a necessidade de uma JVM clássica.

Como é um projeto novo, ainda há muito a ser feito, em especial em relação a velocidade. Por enquanto não há um JIT, mas os resultados já são bastante impressionantes rodando na V8.

Virtual Machine dentro de Virtual Machine

Podemos rodar Java em uma JVM escrita em JavaScript. Podemos rodar JavaScript numa JVM escrita em Java. Então podemos fazer o teste: rodar o Rhino no Doppio ou vice-versa.

Abra o console de demonstração da Doppio e verá que a rhino é uma das opções oferecidas. Digite rhino no console. Após algum tempo (o classloading do bootstrap do rhino já demora em uma JVM moderna, imagine na Doppio) experimente alguns comandos JavaScript!

 Enter 'help' for full a list of commands. Ctrl-D is EOF. doppio > rhino js> var i = 10; js> print(++i); 11 js> 

Essa brincadeira não é nada nova. Rodar Linux de dentro do Windows, de dentro do Linux, etc... já é possível via virtual machines há muito tempo. Até rodar bytecode Java dentro de uma implementação .NET, uma JVM escrita em .NET, não é mais novidade. O interessante é ver isto acontece com duas plataformas que não imaginávamos. As VMs de JavaScript tem se tornado tão poderosas que a Mozilla está tentando até mesmo interpretar Flash, via o projeto Shumway.

Daria isso espaço a uma forma interessante de rodar Java no browser? De qualquer maneira, mostra o quão forte está o investimento no JavaScript e em suas VMs.

No nosso curso de Arquitetura Java entramos a fundo nos detalhes de algumas Java Virtual Machines e você pode encontrar mais no livro.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão