JPA: anotações nos getters ou atributos?

JPA: anotações nos getters ou atributos?
peas
peas

Compartilhe

A especificação da JPA permite que você utilize as anotações em uma Entity de duas formasou nos atributos, ou nos getters. Também diz que não devemos misturar isso, pois o comportamento resultante não é especificado. Na época em que a JPA estava em draft, havia até um atributo na anotação @Entity em que você explicitava onde iria usar as anotações.

Se temos essas duas opções, qual devemos usar? Usando o hibernate, há uma diferença fundamental entre as duas abordagens: quando e se o objeto será carregado.

Considere a seguinte classe, anotada pelos atributos:

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

`@Entity
public class Funcionario {
@Id
@GeneratedValue
private Long id;

private String nome;

// getters e setters
}`

E agora um pequeno código para carregar, de maneira lazy, um Funcionario de id 1:

Funcionario f = manager.getReference(Funcionario.class, 1l); System.out.println(f.getId()); System.out.println(f.getNome()); Com a propriedade show_sql valendo true, o código ao rodar produz:

--- query select executada --- 1 Paulo Silveira

Se em vez de anotarmos o atributo id com @Id e @GeneratedValue, anotarmos o método getId, obteríamos:

1 --- query select executada --- Paulo Silveira

Em outras palavras, se no final você só usasse a chave primária (como poderia acontecer se a view fosse uma página web e caísse em uma condição particular), a query nem mesmo teria sido executada! Com a anotação diretamente no atributo, qualquer invocação de método em um objeto carregado mesmo com o getReference vai disparar a query.

É interessante sempre anotar os getters em vez dos atributos, mas vale reparar que na maioria absoluta dos casos isso não vai trazer benefícios. Até mesmo porque, em uma aplicação real, estaremos com o cache de segundo nível habilitado, tornando desnecessárias essas pequenas otimizações.

Veja outros artigos sobre Programação