JSR-310: Date and Time API

JSR-310: Date and Time API
fkung
fkung

Compartilhe

Já faz algumas semanas, mas é com muito prazer que comunico oficialmente: faço parte do Expert Group da JSR-310: Date and Time API. JSR vem de Java Specification Request e os Experts são o grupo que define a especificação e cria a implementação de referência.

Um dos líderes da especificação é o também brasileiro Michael Nascimento (aka mister_m). O outro líder é o criador da Joda Time: Stephen Colebourne. O que leva a concluir que a nova especificação de datas do Java vai ser fortemente baseada na Joda Time.

Depois de tanto tempo trabalhando com Java, é uma satisfação muito grande poder contribuir com a evolução da plataforma. A satisfação aumenta ainda mais sabendo da importância desta especificação para todos nós que já sofremos com a java.util.Date e com a java.util.Calendar. Assim que soube da submissão da proposta, corri para ver se poderia ajudar!

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

A especificação vai correr da maneira mais aberta/transparente possível. A página de desenvolvimento está hospedada no java.net. Lá você pode assinar as listas de discussão e dar uma olhada no wiki, onde estarão os principais detalhes de andamento do desenvolvimento.

Não posso deixar de chamar a atenção para o fato de que qualquer pessoa ou empresa pode fazer parte do Java Community Process (JCP) e ajudar a definir os rumos do Java. Mais informações podem ser encontradas no próprio site do JCP. Nem preciso dizer que inglês é imprescindível, não é?

Além disso deixo aqui neste post também um apelo. Essa JSR afeta grande parte das aplicações, já que grande parte lida de alguma forma com datas e horários. Por isso, muito provavelmente você também será beneficiado. Se tiver alguma idéia, sugestão, crítica ou vontade, eu ficaria muito feliz em ouvir: [email protected]. Participe!

Veja outros artigos sobre Programação