Livro Arquitetura e Design de Software: mais 4 tópicos liberados!

Livro Arquitetura e Design de Software: mais 4 tópicos liberados!
slopes
slopes

Compartilhe

Atenção! O livro já está a venda. Saiba mais no site oficial.

arquitetura e design de software

Os 4 tópicos liberados agora são "Java como plataforma não como linguagem", "Favoreça imutabilidade e simplicidade", "Cuidado com o modelo anêmico" e "Considere uma ferramenta de mapeamento objeto relacional". Eles se juntam aos outros 4 tópicos liberados anteriormente ("Gerenciar memória não é simples", "Programe voltado a interface, não a implementação", "Entendendo o NoSuchMethodError e o ClassLoader hell" e "Inversão de Controle: Cadê a minha chave de fenda?"). Confira no site!

Além disso, atualizamos os tópicos do livro com novos temas que estamos finalizando, como REST, Cloud computing, bancos de dados não relacionais, modelos anêmicos e outros.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Este é um livro que aborda desde código até a arquitetura numa visão mais ampla. Como Craig Larman já afirmou: Você deve enfrentar suas batalhas, sejam elas no nível macro-arquitetural ou no humilde campo das instâncias". Essa distinção, sobre o que é design e o que é arquitetura, não fica muito clara dentro do livro, pois muitas vezes é até difícil separar nessa classificação. Martin Fowler fala o mesmo no âmbito de patterns logo na segunda página de seu livro Patterns of Enterprise Application Architecture: "Alguns dos padrões nesse livro podem ser chamados arquiteturais, já que representam decisões importantes sobre essas partes; outros são mais sobre design e te ajudam a implementar essa arquitetura. Eu não faço nenhuma tentativa forte de separar esses dois, já que é o que é arquitetural ou não é subjetivo.".

Estamos em processo de finalização do livro e gostaríamos muito de receber feedbacks e opiniões!

Veja outros artigos sobre Programação