Mensageria com Amazon SQS

Mensageria com Amazon SQS
Natanael Pantoja
Natanael Pantoja

Compartilhe

São muitos os sistemas de mensageria disponíveis. Ou Message Oriented Middleware, MOM, se preferir.

Alguns exemplos que temos de MOM são: IBM MQSeries, RabbitMQ, HornetQ, ActiveMQ. Alguns servidores de aplicação tem internamente um MOM configurado, como o JBoss, que usa o hornetQ.

A amazon tem um MOM disponibilizado como serviço, dispensando a configuração e manutenção da infraestrutura, o SQS (Simple Queue Service).

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Como funciona o SQS? Muito simples. Os desenvolvedores podem criar número ilimitado de filas e número ilimitado de mensagens e só vai ser cobrado pelo que for transferido para fora, porque os dados transferidos entre o SQS e uma máquina no EC2 dentro de uma mesma região são gratuitos.

Vamos usar o SDK da amazon para entender o funcionamento do SQS. Primeiro temos que configurar uma fila, como mostra a figura a seguir:

Nova Fila

A parametrização é tranquila, basta você dar um nome para a fila e definir algumas variáveis, como o período de visibilidade da mensagem e período de retenção da mensagem.

Então vamos ao código. Para publicar uma mensagem basta você instanciar o cliente e enviar a mensagem desejada. Lembrando que as credenciais que voçê tem que passar são as credenciais criadas na amazon para que uma aplicação a acesse de fora.

 String url = "https://sqs.us-east-1.amazonaws.com/403828569551/caelum-queue-jms"; AmazonSQSClient sqsClient = new AmazonSQSClient(awsCredentials); sqsClient.sendMessage(new SendMessageRequest() .withQueueUrl(url).withMessageBody("Texto da MSG.")); 

Você pode visualizar a mensagem publicada utilizando o plugin da amazon pro eclipse. Veja a imagem a seguir:

Mensagem Enviada

Para receber a mensagem publicada basta criar um objeto do tipo ReceiveMessageRequest que aponta para a nossa fila na amazon instanciar nosso cliente e usar o método receiveMessage.

 ReceiveMessageRequest receiveMessageRequest = new ReceiveMessageRequest("https://sqs.us-east-1.amazonaws.com/403828569551/caelum-queue-jms"); AmazonSQSClient sqsClient = new AmazonSQSClient(awsCredentials); List<Message> messages = sqsClient.receiveMessage(receiveMessageRequest).getMessages(); for (Message message : messages) { System.out.println("MSG"); System.out.println("MsgID: " + message.getMessageId()); System.out.println("Identificador Único MSG: " + message.getReceiptHandle()); System.out.println("MD5 do Corpo da MSG: " + message.getMD5OfBody()); System.out.println("Corpo: " + message.getBody()); for (Entry<String, String> entry : message.getAttributes().entrySet()) { System.out.println("Atributos"); System.out.println("Nome: " + entry.getKey()); System.out.println("Valor: " + entry.getValue()); } } 

Para cada mensagem enviada o SQS gera um ID único para e um hash para você garantir que a mensagem não foi alterada e para poder ler a mensagem quantas vezes for necessário. Outro ponto interessante é que o SQS não faz FIFO (Fist in Fist out), ou seja, diferente dos outros sistemas de mensageria ele não remove automaticamente a mensagem já lida. Ela permanece lá até o tempo de validade dela expirar ou você executar a remoção de forma programática. Mas enquanto a mensagem está sendo lida ela fica bloqueada para que outros consumidores não leiam a mensagem igual. Se você precisa de FIFO, você tem que projetar sua aplicação para gerenciar isso.

É simples fazer essa remoção:

 String url = "https://sqs.us-east-1.amazonaws.com/403828569551/caelum-queue-jms"; AmazonSQSClient sqsClient = new AmazonSQSClient(awsCredentials); ReceiveMessageRequest receiveMessageRequest = new ReceiveMessageRequest(url); List<Message> messages = sqsClient.receiveMessage(receiveMessageRequest).getMessages(); System.out.println("Deletando a MSG.\\n" + messages.get(0).getBody()); String messageReceiptHandle = messages.get(0).getReceiptHandle(); sqsClient.deleteMessage(new DeleteMessageRequest().withQueueUrl(url).withReceiptHandle(messageReceiptHandle)); 

Um outro serviço de mensageria que está se popularizando muito é o IronMQ ,que tem uma API REST, facilitando bastante o uso do serviço por aplicações web. O IronMQ também disponibiliza SDKs para diferentes linguagens. Vale a pena dar uma conferida.

Para aprender mais sobre o SDK da amazon e sobre o SQS, não deixe de ver o FAQ e a documentação, além desse nosso código de exemplo.

Veja outros artigos sobre Programação