Navegando por uma Single Page Application Angular

Navegando por uma Single Page Application Angular
lacerdaph
lacerdaph

Compartilhe

Depois da ótima repercussão do post sobre as perspectivas e análise do cenário atual do Angular, vamos partir para algo mais técnico. Na série de artigos vamos construir uma aplicação fazendo um CRUD básico em Angular e neste vamos abordar a parte de navegação. Nos textos, vou seguir a padronização definida pelo John Papa.

Primeiro vamos começar pela navegação padrão do Angular, usando a api ngRoute. Depois de fazer a configuração básica do projeto, temos que importar o JavaScript de navegação necessário.

 <script type="text/javascript" src="vendor/angular/angular-route-1.3.0-min.js"> 
Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Não é escopo desse artigo, mas você pode usar uma biblioteca JS para fazer este trabalho com o Require.js e o Head.js.

Além dele, temos que importar o JavaScript que contém as informações básicas da aplicação, o Angular denomina como "root module". Nele temos que importar os módulos que fazem parte da nossa aplicação, um deles será o ngRoute

 var caelumapp = angular.module('caelumapp', ``` 'ngRoute', 'app.login'
); 

Ainda neste arquivo, vamos configurar as rotas que estarão disponíveis na aplicação. As rotas são definidas usando o $routeProvider, sendo que cada rota é declarada no método when(path, object).O primeiro parâmetro recebe qual será o nome URL e o segundo é um objeto JSON com uma série de configurações básicas.

 caelumapp.config(```'$routeProvider','$locationProvider', function($routeProvider, $locationProvider) { $routeProvider .when('/login', { templateUrl: "app/login/paginas/login.html", controller : "LoginController", controllerAs: "vm" }) .when('/usuario-cadastro', { templateUrl: "app/usuario/paginas/usuario-cadastro.html", controller: 'UsuarioController', controllerAs: 'vm' }) .otherwise({ redirectTo : '/login' }); } 
); 

Por fim, definimos qual será a parte do nosso template que terá o conteúdo dinâmico, fazemos isso atráves da  diretiva ng-view, além de colocar links para navegação

<nav> <ul> <li><a href="#/login">Login</a></li> <li><a href="#/usuario-cadastro">Cadastro de Usuários</a></li> </ul> </nav>

<section> <article ng-view></article> </section> 

O navegador básico do angular possui algumas limitações, como não lidar com nested e multiple views, além de ser baseado essencialmente nas URL's, portanto, caso queira modificar alguma URL, terá que fazer isso em todos os arquivos que fazem referência pra ela.

Pensando nisso, foi criado o AngularUI-router,  um framework para o Angular que trabalha baseado em uma máquina de estados. Basicamente, o programador não fica preso às url's, mas sim aos estados. Não obstante, ele resolve problemas de múltiplas views em uma única página, ou seja, várias ng-views (no caso do framework seria ui-view) em um template, além das nested views (de uma uma view, tem outra view, que tem outra view e por ai vai).

Aqui tem uma apresentação bem divertida demonstrando as principais diferenças entre as duas soluções e uma aplicação de exemplo para entender o funcionamento do framework.

Refatorando nosso código para Angular-ui-Router temos que fazer alguns ajustes básicos, como importar o JavaScript do componente, mudar as injeções no JavaScript responsável pela navegação ( agora injeção do $stateProvider e $urlRouterProvider), além de trocar os links para ui-sref e conteúdo dinâmico para ui-view.


<script type="text/javascript" src="vendor/angular-ui-router/angular-ui-router.min.js"></script>

<section> <header>Opções do Sistema</header> <nav> <ul> <li><a ui-sref="login">Login</a></li> <li><a ui-sref="cadastroDeUsuario">Cadastro de Usuários</a></li> <li><a ui-sref="pesquisaDeUsuario({id:vm.idUsuario})">Pesquisa de Usuários</a></li>

</ul> </nav> </section> <section> <article ui-view></article> </section> 

 

Perceba que agora os links estão ligados aos nomes dos estados, e a sua url pode ser facilmente mudada somente no arquivo de configuração javascript.


var caelumapp = angular.module('caelumapp', ``` 'ui.router', 'app.login'
);

caelumapp.config(```'$stateProvider', '$urlRouterProvider', '$httpProvider', function($stateProvider, $urlRouterProvider) { $urlRouterProvider.otherwise("/login"); $stateProvider .state('login', { url: "/login", templateUrl: "app/login/paginas/login.html", controller : "LoginController", controllerAs: "vm" }) .state('cadastroDeUsuario', { url: "/cadastro/usuario", templateUrl: "app/usuario/paginas/usuario-cadastro.html", controller: 'UsuarioController', controllerAs: 'vm' }) .state('pesquisaDeUsuario', { url: "/usuarios/:id", templateUrl: "app/usuario/paginas/usuario-detalhe.html", controller: 'UsuarioDetalheController', controllerAs: 'vm' }); } 
);

Um caso interessante de navegação é passar um parâmetro por ID, por exemplo acessar a url http://caelum.com.br/usuarios/17. Perceba que no JavaScript de configuração o state pesquisaDeUsuario recebe o parâmetro id na URL, logo o ui-sref ficaria assim:


<li><a ui-sref="pesquisaDeUsuario({id:vm.idUsuario})">Pesquisa de Usuários</a></li>

vm.idUsuario é uma varíavel que foi definida no controller. Ela poderia ser preenchida em um input


<input type="text" ng-model="vm.idUsuario">

A formas básicas de navegação são com $state.go e ui-sref. A segunda opção é melhor para links HTML, pois permite o link ser copiado, já a primeira é ideal para lógicas internas de JavaScript, quando queremos redirecionar o usuário para a página inicial após o login ser realizado com sucesso por exemplo.

No próximo post falaremos sobre como implementar o cadastro de usuários. Operações GET/POST/PUT/DELETE. Não perca a chance de estudar mais sobre o framework pela plataforma de ensino online Alura ou no curso presencial.

E se quiser saber mais sobre o desenvolvimento Mobile, Front-end, Micro Services, APIs e outros não deixe de visitar a Mobile Conf, dia 30/05/2015 no Rio De Janeiro!

Veja outros artigos sobre Front-end