OndeTrabalhar.com - os bastidores desse projeto Rails

OndeTrabalhar.com - os bastidores desse projeto Rails
caueguerra
caueguerra

Compartilhe

Desde que lançamos o OndeTrabalhar.com muitas pessoas tem nos perguntado sobre quais tecnologias foram utilizadas para construí-lo, e aqui vamos falar um pouco sobre o projeto, seu ambiente e suas gems.

O OndeTrabalhar.com está implantado em um servidor rodando Passenger com Ruby Enterprise Edition, utilizando o httpd. Ainda utilizamos o plugin ExceptionNotifier, para sermos avisados por email sempre que um erro 500 ocorre, e a gem request-log-analyzer, que analiza o arquivo de log e consegue mostrar estatísticas bem interessantes sobre o uso do sistema.

Utilizamos também as bibliotecas javascript prototype e script.aculo.us, criamos muitas rake tasks para automatizar diversas tarefas e criamos algumas regex bem malucas (com a ajuda da ferramenta Rubular, que permite que testemos uma regex muito facilmente).

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Abaixo, segue a lista das principais gems e suas funcionalidades:

Além deles, ainda utilizamos algumas gems para conseguirmos fazer nossos testes, que cobrem exatos 95% do nosso código, uma excelente medida:

Como todo projeto, aprendemos novos detalhes e problemas do dia a dia que enfrentamos com Rails. Adicionamos o resultado dessa experiência no nosso curso de rails, e os detalhes mais avançados estão em um novo, que será lançado em breve.

Veja outros artigos sobre Programação