Prática: melhore a qualidade do código para evitar uma enchente de bugs

Prática: melhore a qualidade do código para evitar uma enchente de bugs
gas
gas

Compartilhe

Sintoma: o número de bugs novos que são abertos é maior do que o número de bugs fechados a cada iteração. O backlog é dominado por bugs e cada vez menos funções novas são adicionadas ao projeto.

Ação: Por muito tempo acreditou-se que aumentando o número de desenvolvedores aumentaria a produtividade de uma equipe em um projeto, crença hoje combatida pelos métodos ágeis.

O primeiro fator para combater a sensação de fracasso na luta contra os bugs é criar uma medida que incentive a equipe a melhorar a qualidade do código.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Uma maneira fácil de criar essa métrica é medir o número de bugs novos abertos e de bugs fechados no último ciclo. A cada ciclo novo meça novamente esses valores. A medida pode ser tirada automaticamente através da criação de plugins para determinadas plataformas online ou de maneira bem simples durante o review de seu projeto - manualmente.

Para aqueles que usam o pivotal tracker, o projeto Buggie integra com o processo de build e pode gerar os dados a cada novo build executado no servidor de integração, mantendo o gráfico sempre atualizado. A tabela a seguir mostra o gráfico de um projeto durante as seis meses, gerado com o Buggie:

![Aguardando algo acontecer para testar](assets/pratica-melhore-a-qualidade-do-codigo-para-evitar-uma-enchente-de-bugs/aguardo-300x235.png "aguardo")

Fica visualmente claro que os bugs vinham em um ritmo natural e corrigidos também da mesma maneira. Mas de repente uma avalanche de bugs aparece - e são corrigidos proporcionalmente. O feedback é instantâneo, e o time percebe que algo precisa mudar nessa parte do processo de desenvolvimento para melhorar a qualidade de seu código.

Para melhorar a qualidade do código devemos adotar práticas como o pareamento, mais comunicação com o cliente e evitar adivinhar como as funcionalidades deveriam funcionar. A análise do gráfico de bugs junto com o histórico da equipe nos diz o que acontece e o que podemos fazer.

Desafio para o leitor

1. Cite motivos pelos quais o time acima possui um acúmulo de bugs próximo a iteração 18?

2. Quais motivos levam outro time a ter um gráfico diferente, como o a seguir?

![Fazendo a entrega contínua](assets/pratica-melhore-a-qualidade-do-codigo-para-evitar-uma-enchente-de-bugs/continuo-300x230.png "continuo")

3. E o seu projeto controlado pelo Pivotal? Gere seu gráfico com o Buggie e envie via twitter ou email. Se preferir basta compartilhar o acesso ao pivotal.

Veja também: pontos de bug contam na velocidade de meu time?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão