Prática: Prefira terminar a começar outra história

Sintoma: Próximo ao término do ciclo de desenvolvimento (um sprint ou similar) todas as histórias estão marcadas como terminadas, resultando em uma sensação de sucesso. Mas durante a revisão das histórias pelo Product Owner, o número de recusas por detalhes pequenos é muito grande, e o número de aprovações é muito pequeno.

Ação: Mesmo que o ciclo de desenvolvimento seja curto – por exemplo 2 semanas – esperar o último momento para pedir aprovação é adiar as recusas e impedir as correções a tempo, algo potencializado em métodos waterfall.

O momento de pedir o feedback do cliente é assim que a equipe de desenvolvimento colocou a mesma em homologação (veja deploy contínuo e one click homologa).

Para quem utiliza um quadro físico, adicione nesse instante uma coluna de aprovação pelo cliente, para que o critério de pronto dependa da aprovação, que será recebida durante o ciclo de desenvolvimento.

Quadro físico com coluna de "aguardando aprovação"

Quadro físico com coluna de "aguardando aprovação"

Quando utilizar um sistema de tickets, crie um estado equivalente “a aprovar”, que mostre a pendência de aprovação:

Quadros digitais com estado de aprovação

Quadros digitais com estado de aprovação

Quando parar: Após criado esse estado ou coluna, com o passar do tempo, é natural que o processo de pedir aprovação durante o ciclo se transforme em algo cotidiano.

Nesse momento é possível remover tal coluna novamente pois o mesmo já passou a fazer parte do dia a dia da equipe.

5 Comentários

  1. Fernando Boaglio 07/07/2010 at 10:05 #

    Muitas vezes o sucesso de um projeto depende desse “pequeno” detalhe: o PO definir o que é “pronto” para ele… e sem esquecer que qualidade do que está sendo entregue não é negociável, não caia na roubada de reduzir testes ou refactoring para entregar mais rápido… =)

  2. Rodolpho Arruda 07/07/2010 at 11:04 #

    Poxa, transmissão de pensamento. Estava discutindo exatamente isso hoje cedo com minh equipe… ai entrei no Google Reader e vi o posting sobre o assunto.

    abs e parabéns pelo trabalho.

    -RA

  3. joao paulo 12/07/2010 at 22:20 #

    interessante!
    você poderia me indicar o software que usa pra tickets? e poderia me indicar algum artigo que me fale sobre o mesmo?

    grato!
    prabens!

  4. Guilherme Silveira 13/07/2010 at 16:16 #

    Tudo bem Joao Paulo?

    Existem diversas ferramentas que usamos e testamos para poder indicar nas aulas. O exemplo do screenshot é do pivotaltracker.com que continua crescendo no mercado e é gratuito.

    Abraço

Deixe uma resposta