Quão intuitivo é aprender Ruby?

Quão intuitivo é aprender Ruby?
fkung
fkung

Compartilhe

Recentemente, o psicólogo e servidor público de uma instituição federal Alberto Kime, postou um depoimento chocante no fórum "Perguntas e Respostas" do RubyOnBr.org. Pedindo licença ao Alberto, vou replicar o depoimento aqui:

Bom dia aos participantes do RubyOnBr. Assiti ontem a palestra do Shairon em um evento. Na verdade não fui lá para aprender Ruby, sou psicólogo e servidor público em uma instituição federal. Fui para prestigiar um amigo meu em outra palestra. Cheguei mais cedo, então e vi um rapaz falando de linguagem humana e de programação, o ato de pensar, lingüística, gramática, “semiótica”, sistema cognitivo, e outras ciência que eu nem imaginava que a computação estudava. Ele disse “você aprende ruby sem querer”, fiquei sem entender e complementou com uma analogia meio paródia de Descartes “você pensa no programa ele logo existe”.

Então pedi meu filho que instala-se o programa que entende ruby o “irb”, peguei um manual na internet e comecei a ler, pensar e “programar”. Eu fiquei muito feliz por não saber programar e “brincar” de ser programador, eu com 53 anos me sentindo capaz, e como o palestrante disse “expressar o pensamento em um programa”.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Eu só estou falando isso aqui porque fiquei muito empolgado e lendo o forum vi que programadores podem “ser humanos e legais”.

Um abraço a todos e obrigado por essa experiência.

Alberto.

É impressionante ver que uma pessoa sem experiência alguma com programação pode achá-la tão intuitiva. Mais chocante ainda é ver um psicólogo elogiando a arte da programação e como os programas podem ser humanos e legais.

E aí, não acha que está na hora de se sentir assim?

Veja outros artigos sobre Programação