Raspberry Pi, Java, Tomcat e VRaptor juntos

Raspberry Pi, Java, Tomcat e VRaptor juntos
ettore
ettore

Compartilhe

rPi tomcat vraptor java

Sim, todos juntos e vou falar das minhas aventuras com essa plaquinha poderosa!

O Raspberry Pi é uma placa do tamanho de um cartão de crédito com saídas HDMI, RCA, audio, USB, RJ45 (No modelo B) e uma entrada para SDCard que portará o sistema operacional. Fora isso, ela possui um barramento com entradas e saídas para podermos ligar dispositivos diversos, portanto, um prato cheio para quem conhece eletrônica, os entusiastas e quem estiver disposto a aprender. Querem saber o mais incrível, existe uma versão com 256Mb de memória que custa $25 e uma de 512Mb por $35! São respectivamente os modelos A e B. É um processador de 700Mhz mais uma GPU com capacidade de produzir imagens a 1080p. Ele nasceu de uma iniciativa em 2006 de produzir computadores baratos para crianças quando perceberam uma baixa de alunos de Ciência da Computação.

Vamos para a parte prática. O Raspberry Pi precisa de um sistema operacional, então usaremos o raspian que é a distribuição oficial. Para colocarmos a imagem no SD Card, precisamos antes saber aonde ele está! Usaremos o comando df -h que nos dará um retorno parecido com a imagem a seguir:

tela dd rPi Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Desmonte o seu cartão com o seguinte comando: “sudo diskutil unmount /dev/disk1s1” e para copiar a imagem, o famoso dd com o comando: “sudo dd bs=1m if= of=/dev/rdisk1”.

Quando acabar, basta colocá-lo no dispositivo e energizar com uma fonte igual de celular, com 5V e pelo menos 500mA. O usuário padrão é pi e a senha é raspberry

Na primeira rodada, aparecerá o raspian-config para que algumas coisas sejam configuradas, como por exemplo, o acesso por ssh. No terminal, configure a rede/internet, pois precisaremos dela.

Vamos usar o nano: sudo nano /etc/network/interfaces e pode deixar algo parecido com o modelo abaixo:

 auto lo iface lo inet loopback iface eth0 inet static address 192.168.0.200 netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.0.1

allow-hotplug wlan0 iface wlan0 inet static wpa-ssid “<o nome da sua rede>” wpa-psk “<a sua senha>” address 192.168.2.200 netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.2.1 iface default inet dhcp 

Não se esqueça de reiniciar após alterar os arquivos de configuração. Pelo terminal basta fazer um sudo reboot ou desligue e ligue na tomada! Vamos agora instalar o java da oracle que tem a melhor performance até agora, com o sudo apt-get install oracle-java7-jdk.

Vamos instalar também o tomcat6. Baixe-o e descompate, além de dar a devida permissão:

 tar xzf apache-tomcat-6.0.37.tar.gz cd apache-tomcat-6.0.37/conf nano tomcat-users.xml 

E abaixo de  adicione a linha: <user username="system" password="raspberry" roles="manager-gui">

Depois é só mandar rodar:

 cd ../bin sudo sh startup.sh 

Baixe o projeto em branco do site do Vraptor e exporte o war como preferir.

Após este procedimento, entre em qualquer browser e acesse: http://<endereço do raspberry pi>:8080/VRAPTOR

vraptor rPi

O que vocês acham? Um servidor web rodando java, tomcat e vraptor por $35. No Brasil ele é encontrado por algo em torno de R$ 180,00. Não gosta de java? Não tem problema, pode fazer em php, pode programar em python, c++, só escolher. Na internet existem muitos tutoriais para transformá-lo em câmera de vigilância, por exemplo, ou você pode usar a imaginação e criar o seu próprio circuito!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão