Ruby, Capistrano e administração remota

Ruby, Capistrano e administração remota
lucas
lucas

Compartilhe

Algumas vezes nos deparamos com a seguinte situação:

Temos uns 15 computadores em rede e precisamos executar um mesmo comando em cada um deles, como por exemplo instalar a JavaVM...

Uma primeira solução seria logar como root máquina por máquina, e executar o comando em todas... Muito ruim...

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Agora, se você souber um pouquinho de bash script, em cinco minutos conseguirá fazer um script que loga via ssh em todas as máquinas e executa o comando nelas. Mas ainda tem o problema de você ter que digitar o password para cada máquina, e de ter que assistir a execução do comando, caso ele precise de alguma confirmação, ou algo do tipo...

Felizmente existe uma ferramenta muito útil que pode nos ajudar nessa tarefa entediante. E ela se chama Capistrano (www.capify.org). Com os mesmos 5 min você consegue escrever um script que execute o comando que você quer, digite as confirmações pra você nos lugares necessários, e você só precisará digitar a senha uma única vez!

O Capistrano requer que você o use em sistemas compatíveis com bash, e que exista um mesmo usuário em todas as máquinas que tenha uma única senha.

Para o script funcionar você precisa, com o capistrano instalado corretamente:

  • Definir o usuário a que você vai se conectar nos micros:

    set :user = "root" #pode ser qualquer usuário

  • Definir os ips dos micros aos quais você irá se conectar:

    role :micros = "192.168.0.10", "192.168.0.11"

  • Ou se for uma faixa de IPs:

    role :micros = *("192.168.0.10" .. "192.168.0.25").to_a

  • E, finalmente, definir a tarefa que você quer executar, ou seja, o(s) comando(s). Para isso temos que passar os roles a que queremos nos conectar (os micros) ```ruby task :instalaJava, :roles => :micros do run "apt-get install java-virtual-machine" end

    
    Pronto! O comando será executado em todas as máquinas! Ou melhor, quase pronto... Você sabe que o apt-get pode pedir confirmação para continuar instalando o programa pedido... Você pode automatizar isso usando um recurso muito útil do capistrano:

 run "apt-get install java-virtual-machine" do |channel, stream, data| #channel é um objeto que nos permite enviar dados para o comando #stream identifica se a saída do comando foi a padrão (:out) ou a de erros(:err) #data é uma string com a saída do comando if data =~ /Do you want to proceed/ #se na saída do comando tiver essa frase channel.send\_data "y\\\\n" #manda pro comando um y e um enter end puts data #pra saída do comando aparecer na tela end 
``` Agora sim, o script vai fazer o que a gente queria: executar o comando e confirmar! O comando run vai ser executado em todos os micros **paralelamente**, e o bloco de código entre do e end do run vai ser executado toda vez que o comando "apt-get" jogar algum texto na tela ou na saída de erros.

Pra executar o script basta salvar o código que escrevemos como "capfile" e chamar pela linha de comando cap + o nome da nossa task:

`$ cap instalaJava`

O comando irá mostrar qual task está sendo executado e pedirá uma vez a senha. E é só ficar assistindo, ou ir fazer algo mais produtivo.

Nesse arquivo capfile você pode usar toda a sintaxe e as funcionalidades de um rakefile e, consequentemente, código em ruby. Então dá pra fazer coisas bem legais, como chamar tasks dentro de tasks, popular um role dinamicamente, executar uma tarefa antes e/ou depois da task chamada, enfim, muitas coisas...

Você só terá que se preocupar com uma coisa: se um dos micros que estiver no role da task não estiver acessível pela rede, ou se acontecer um erro fatal qualquer, o capistrano não irá executar a task em **nenhum** dos micros.

É isso. Divirta-se!

Veja outros artigos sobre Programação