Screencast: migrando uma aplicação para Rails 3

Screencast: migrando uma aplicação para Rails 3
anderson.leite
anderson.leite

Compartilhe

O Rails 3 foi lançado há alguns meses com diversas melhorias. Mas para utilizá-las em um antigo projeto Rails 2, não basta apenas atualizar o ambiente para a nova versão do framework. Algumas alterações precisam ser feitas, como:

  • Novo arquivo application.rb
  • Novo arquivo Gemfile
  • Nova API de rotas no routes.rb
  • Itens não mais utilizados ou movidos de lugar

Cada aplicação pode ter passos diferentes para o upgrade, mas alguns deles são básicos para todos.

Nesse screencast migramos uma aplicação Rails 2.3.5 para Rails 3.0.3, passando por alguns pequenos problemas que costumam ocorrer em todas as migrações. Utilizamos o plugin rails_upgrade para auxiliar.

Banner dinâmico azul da Alura, celebrando seu Aniversário com tecnologia e modernidade. À esquerda, em letras grandes, '20% OFF no Aniversário da Alura', seguido por 'Estude na principal escola de tecnologia do país, com um desconto exclusivo, e eleve sua carreira para o próximo nível'. No centro, uma imagem de um computador com tela e monitor. À direita, conectados por uma linha azul suave representando uma trilha, os tópicos: programação, front-end, inteligência artificial, ciência de dados e muito mais. No final da trilha, um botão azul convida a 'Matricular-se'. No canto superior direito, o logo da Alura. Clique aqui para se matricular!

Acesse diretamente o screencast no Vimeo.

E se você quer saber mais sobre Ruby on Rails a Caelum oferece os cursos da Formação Ruby on Rails já na última versão do framework. Além disso, a apostila do curso RR-71: Desenvolvimento Ágil para Web com Ruby on Rails 3 está disponível para download gratuito no site.

Veja outros artigos sobre Programação