Screencast: Sinatra e DataMapper

Ruby on Rails é o framework Ruby para web mais utilizado atualmente, mas não é o único. Existem casos de aplicações web escritas em Rails, como o Gemcutter, onde outros frameworks usados em conjunto podem ser uma melhor opção para determinada parte do projeto.

sinatra Um outro framework Ruby que vem chamando muita atenção é o Sinatra, uma DSL em Ruby sobre o Rack.

Com relação a frameworks de ORM, para persistir no banco de dados, em vez do ActiveRecord podemos usar o DataMapper, que inclusive será de fácil configuração no Rails 3.

Esse screencast é um pequeno tutorial de como usar o Sinatra integrado com DataMapper para fazer um cadastro de textos no MySQL.

Sinatra e DataMapper no Vimeo da Caelum

Esse assunto é visto com mais detalhes no curso de Ruby on Rails avançado da Caelum e o código pode ser baixado no github/sinatra_datamapper.

3 Comentários

  1. Marco Antonio 02/03/2010 at 10:43 #

    Puxa ! A linguagem parece ser muito prática e rápida. Meus parabéns também ao Anderson pela forma bacana que conduziu o screencast. Minha sugestão para o próximo é mostrar uma entidade com um pouco mais de lógica envolvida pra gente ter uma idéia de como é desenvolver no Sinatra quando as coisas são mais complexas. Já digo de antemão que estou impressionado com a velocidade de desenvolvimento do que foi apresentado aqui.

  2. Wilson 11/03/2010 at 23:36 #

    Parabéns Anderson pelo screencast, apesar de ser um vídeo pequeno já deu pra transmitir a idéia da produtividade que esses frameworks trazem.

    Abraços.

  3. Carlos Vintage 14/12/2012 at 11:51 #

    Excelente screencast pessoal, muito obrigado, Sinatra é show de bola. Vi esse post também que pode ajudar a galera http://blog.glaucocustodio.com/2012/12/13/desenvolvimento-web-com-sinatra-criando-um-blog-estatico/

    Abraços!

Deixe uma resposta