Qual é a velocidade de carregamento do seu site?

Qual é a velocidade de carregamento do seu site?
luiz.real
luiz.real

Compartilhe

O desempenho de um site web é muito importante para manter suas visitas. Um site com desempenho ruim pode afastar seus clientes e diminuir suas vendas, como mostram diversos estudos realizados e coletados neste post do Sérgio Lopes, aqui da Caelum.

Para otimizar o desempenho de um site, é essencial saber por onde começar. Para ajudar nisso, existem diversas ferramentas que analisam o seu site e mostram o que está demorando para carregar e o que você pode fazer para melhorar o seu site, entre elas o Google PageSpeed Insights, o WebPageTest.org e o YSlow!.

O problema é que a gente sempre desenvolve sites no localhost e, com exceção do YSlow!, que pode ser testado localmente, essas ferramentas analisam apenas sites online. Além disso, no localhost a transferência de dados é quase imediata, não temos limitação de banda, o que muitas vezes acaba mascarando problemas de desempenho no carregamento das páginas. Depois de trabalhar muito num site, quando o colocamos em produção, acabamos descobrindo, por exemplo, que nossas imagens estão muito pesadas, ou temos Javascript demais sendo carregado por página, ou que usuários sem acesso a internet rápida estão sofrendo.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Há o Web Page Test, que pode gerar um video passo a passo do carregamento da sua página, possibilitando até a escolha da banda:

Ele também dá dados sobre o carregamento de cada um dos recursos do site:

Screen Shot 2013-05-13 at 4.21.32 PM

Pode ser chato ficar o tempo todo pedindo pro WebPageTest gerar um novo vídeo. Dá para simular essa limitação de banda no localhost com algumas ferramentas, entre elas uma chamada iprelay.

Se você tiver um servidor rodando na porta 8080 e quiser simular um acesso remoto a ele, você pode rodar o iprelay com o seguinte comando:

 iprelay -b2500 9090:localhost:8080 

E pronto! Agora, em vez de acessar a porta 8080, você pode acessar o localhost na porta 9090 e se sentir nas nossas belas redes 3G ou na era da Internet discada, com 2,5 KB de banda. Você controla o quanto de banda quer pelo argumento -b, passando a ele a taxa de bytes/segundo que deseja.

O iprelay é um script em Perl e, portanto, pode ser utilizado em qualquer sistema operacional com suporte a essa linguagem, o que inclui praticamente todos os sistemas mais utilizados atualmente.

E você, já viu se seu site está respondendo de maneira aceitável para usuários sem internet muito rápida?

Veja outros artigos sobre Front-end