Visitando uma Collection em ordem inversa

Visitando uma Collection em ordem inversa
peas
peas

Compartilhe

As vezes troco algumas mensagens bem técnicas com alguns colegas pelo GTalk, e aí aparecem algumas charadas interessantes.

O Orseni Campos, um desenvolvedor que eu admiro muito, passou o seguinte problema: "Paulo, como percorrer uma coleção qualquer na ordem inversa de maneira elegante?". Quando ele disse maneira elegante, pensei que ele queria evitar criar uma lista e acessá-la via lista.get(indice) de trás para frente. Respondi o trivial: que o Collections.reverse resolveria: ```java public void imprimeInvertidoClassico(Collection<? extends Object> colecao) { List invertida = new ArrayList(colecao); Collections.reverse(invertida); for (Object objeto : invertida) { System.out.println(objeto); } }


Ele não gostou, queria uma maneira de percorrer a coleção invertida sem criar uma coleção temporária, nem mexer na ordem dos objetos da coleção dada.

Desisti. Ele respondeu: "_basta visitar a coleção recursivamente, realizando a ação como pós processamento!_". Perfeito. Uma técnica das [linguagens funcionais](http://en.wikipedia.org/wiki/Functional_programming) e adorada pelos professores de conceitos de linguagens. Aliás, universidades importantes como MIT utilizam linguagens funcionais no curso introdutório de computação, acreditam que é mais fácil do aluno assimilar os conceitos dos algoritmos ([algumas dessas linguagens](http://en.wikipedia.org/wiki/Scheme_programming_language) são dos [mesmos criadores do Java](http://en.wikipedia.org/wiki/Guy_L._Steele)).

Então traduzi a idéia para código: ```java
 public void imprimeInvertido(Collection<? extends Object> colecao) { imprimeInvertido(colecao.iterator()); }

private void imprimeInvertido(Iterator<? extends Object> iterator) { if (iterator.hasNext()) { Object object = iterator.next(); imprimeInvertido(iterator); System.out.println(object); } } 
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Aqui, o método imprimeInvertido rapidamente delega a responsabilidade para o que recebe um Iterator como argumento. Este faz uma invocação recursiva no caso de existir um próximo elemento a ser visitado. O importante aqui é que a referência trazida pelo iterator.next() só é processado depois que seus elementos vizinhos forem, realizando o processo na ordem contrária da determinada pelo Iterator. (repare que considerando que a ordem definida pelo Iterator define uma lista, e que toda lista é uma árvore, estamos percorrendo essa ávore de maneira pós-fixa).

Ok, funciona e não cria coleção temporária! Mas se você parar para analisar bem, cada invocação recursiva empilha mais um stackframe, e em cada um temos uma variável temporária (a Object object declarado dentro do if) para ser recuperada quando a invocação retornar. Pensando na última invocação (base da recursão, quando o iterator chegar ao final e não entrar no if (iterator.hasNext())) teremos uma pilha com colecao.size() stackframes, alocando uma memória proporcional ao tamanho da coleção, muito semelhante a ter alocado a coleção temporária para o Collections.reverse.

Você ainda corre o risco de um StackOverflowError por estar gastando memória da pilha em vez do heap! Outra desvantagem é a legibilidade: nós programadores java não estamos acostumados a utilizar recursão para resolver problemas que poderiam ser facilmente resolvidos de maneira iterativa.

O exercício vale para relembrar que é importante manter contato com outras linguagens, para não ficar viciado no mesmo paradigma, o que te limita na hora de encontrar soluções. Em alguns casos a solução recursiva pode ser muito mais trivial de encontrar, desde que você esteja com o paradigma afiado!

Alguma outra maneira interessante de percorrer uma coleção na ordem inversa?

Veja outros artigos sobre Programação