VRaptor 3.0 final lançado!

vraptor3 icon

Depois de 8 meses de intenso desenvolvimento, e quase 2 meses depois do primeiro beta público, o framework web MVC VRaptor 3 final está disponível para donwload. O site oficial foi inteiramente reformulado, com uma nova versão da palestra de apresentação do framework e uma extensa documentação.

O princípio básico do VRaptor é que você pode expor os métodos do seu controlador de maneira RESTFul, através de simples anotações. No exemplo a seguir, acessando a URI /usuarios/adiciona por POST, teremos esse método insere invocado e um objeto Usuario populado através dos parâmetros usuario.nome, usuario.endereco, assim por diante:

@Post
@Path("usuarios/adiciona")
void insere(Usuario usuario) {
   ...
}

Se seu retorno não fosse void, o que é retornado é exposto ao seu view, através de um atributo de request. A partir desse simples modelo temos acesso aos mais variados recursos: a injeção de dependências é feita pelo construtor, e há total integração com Spring, permitindo a criação fácil de testes unitários. E há suporte fácil a Hibernate e JPA, através de ComponentFactories já embutidas no framework, basta você registrá-los e receber Session/EntityManager no construtor. Validação, conversores, redirecionamentos, URIs parametrizadas e todo mais prossegue da mesma maneira elegante.

Diversas empresas já estão usando o VRaptor 3 desde suas versões beta: Wine.com.br, a maior empresa online de vinhos do Brasil, através da Giran.com.br, a Locaweb, a AgenciaClick, a Defferrari, entre outros. Há desenvolvedores rodando o VRaptor 3 em um cluster com 32 máquinas e outras no cloud do Google App Engine!

Como começar já?

Faça o download do projeto vazio (blank project) já preparado para o Eclipse, e siga as instruções do guia de 1 minuto! Você está pronto para tirar suas dúvidas no fórum de discussão do GUJ para frameworks brasileiros!

Agradecemos a todos os desenvolvedores do projeto, e em especial aos usuários, que contribuiram no fórum de maneira surpreendente: são mais de 1000 mensagens sobre o novo VRaptor desde sua versão beta 1!

10 Comentários

  1. William Gouvea 05/10/2009 at 06:25 #

    Parabens pelo excelente trabalho com o VRaptor!

    Produto com altissima qualidade, e que nao deixa o Java para Web atras dos novos frameworks como Rails , Grails, Django e Lift em materia de facilidade, agilidade, manutenabilidade, boas praticas alem da performance!

    Estrategias de deployments podem ser exploradas de formas interessantes com os recursos avançados do JBoss AS5 e do Glassfishv2/v3(DBConnectionPools, RequestThreadPools>.

    Otimo post e otimo trabalho!

  2. Luiz Aguiar 05/10/2009 at 11:43 #

    Parabéns a toda equipe da Caelum!

  3. Hudson Leite 05/10/2009 at 12:26 #

    Show de Bola!
    Parabéns a toda a equipe do VRaptor3.
    Aproveitando: quando teremos o vraptor3 em algum repositório maven público?

  4. Edvaldo 05/10/2009 at 14:44 #

    Complementos á toda equipe de desenvolvedores/Caelum!!!
    Abs,

  5. Rafael Carneiro 06/10/2009 at 11:20 #

    Está muito bom mesmo, vocês estão de parabéns!

    Fizeram a escolha certa em adotar o Spring como base do VRaptor! 🙂

  6. Rafael Ponte 07/10/2009 at 01:03 #

    Parabéns, de verdade.

    Acho que uma das receitas de sucesso do VRaptor3 foi a adoção do Spring como base para o framework. Muito boa a escolha.

    Melhor que um framework action-based, é um framework action-based 100% brasileiro 🙂

    Enfim, parabéns para toda a equipe de desenvolvedores e comunidade por trás do VRaptor 3.

  7. Rodrigo 26/10/2009 at 12:35 #

    Achei muito interessante o framework , sobre o guia prático está legal só não encontrei no guia prático sobre configuração do servidor seja tomcat ou jboss para a execução do projeto . Obrigado

  8. juniorsatanas 15/12/2009 at 16:12 #

    Muito bom, veio ceio de recursos..

Deixe uma resposta