WebServices sem servidor de aplicação no java 6

WebServices sem servidor de aplicação no java 6
steppat
steppat

Compartilhe

Criando WebServices num servidor de aplicação como glassfish ou jboss ficou muito fácil. Basta escrever um Session Bean Stateless e usar as anotações do pacote javax.xml.ws que JavaSE 6 já fornece. Veja o exemplo:

 @Stateless @Remote(Oi.class) @WebService public class OiMundo { @WebMethod public String oi(String nome) { return "Hallo " + nome; } }

public interface Oi { String oi(String nome); } 

Pronto, fazendo deploy dessa classe no servidor do aplicação cria automaticamente o WebService e disponibiliza o WSDL. Aqui tem uma discussão mais ampla sobre webservices em um servidor de aplicação.

Sem servidor de aplicação
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Com javaSE 6 nas mãos você nem precisa de um servidor de aplicação, nem mesmo um web server! Basta usar as anotações @WebService e @WebMethod na sua classe e a ferramenta apt (annotation processing tool – não o apt do Debian!, encontra-se na pasta bin do jdk) para gerar um WebService.

A conhecida classe: ```java @WebService public class OiMundo { @WebMethod public String oi(String nome) { return "Hallo " + nome; } }


`**$apt br/com/caelum/ws/OiMundo.java**`

gera um pacote **br.com.caelum.ws.javaws** com duas classes, uma classe _Oi.java_ para os parâmetros do WebService (no nosso caso String nome do método oi) e outra _OiResponse.java_ que representa o retorno. Falta publicar o serviço/endpoint e iniciá-lo: ```java
 public class PublicaService { public static void main(String\[\] args){ OiMundo service = new OiMundo(); Endpoint endpoint = Endpoint.publish("http://localhost:8080/oi", service); } } 
``` Pronto, o WebService está rodando sem servidor de aplicação nem web container. Tudo isso com javaSE 6 jdk. Para acessar a wsdl dele, usa-se o URL:

`**http://localhost:8080/oi?wsdl**`

Claro que isso não substitui o servidor por questões de performance, configuração e manutenção, mas é útil na hora de desenvolver e testar um serviço rapidamente.

#### Cliente

Para criar o cliente do serviço, javaSE 6 já vem com as [ferramentas](http://java.sun.com/webservices/docs/2.0/jaxws/jaxws-tools.html#mozTocId497292) necessárias. Precisamos usar o **wsimport** (na pasta `bin` do jdk) para gerar as classes do cliente. Com o serviço rodando, fazemos na linha de comando:

`**$wsimport -keep -p br.com.caelum.cliente http://localhost:8080/oi?wsdl**`

A opção _keep_ não apaga os arquivos fontes e _p_ gera as classes dentre do pacote especificado.

Para chamar o serviço pelas classes geradas, escreva a seguinte classe dentro do pacote br.com.caelum.cliente:

```java
 public class TesteServico { public static void main(String\[\] args) { br.com.caelum.cliente.OiMundo port = new OiMundoService().getOiMundoPort(); System.out.println(port.oi("Johann")); } } 
``` Repare que a classe `OiMundo` foi gerada pelo _wsimport_ e é uma **interface**, não confundir com o serviço `OiMundo` que é uma implementação.

#### WebServices no WebContainer

Num WebContainer, usando Tomcat ou Jetty, é preciso usar um framework para criar um WebService. Já foi mencionado o [Xfire](http://xfire.codehaus.org/) nesse [mesmo blog](https://blog.caelum.com.br/webservices-com-o-xfire/) (que agora faz parte do projeto [CXF](http://incubator.apache.org/cxf/)), mas existem outros como o [AXIS](http://ws.apache.org/axis/) da Apache ou [Metro](http://metro.java.net/) do java.net. **Metro** é a implementação usada pelo Glassfish.

Vamos usar o [Metro](http://metro.java.net/discover/) para criar um WebService dentro numa aplicação web usando Tomcat.

[Faça o download do metro](http://java.net/projects/metro/downloads/directory/releases), instale e copie os jars da pasta `metro/lib` para a pasta `tomcat/shared/lib`, ou então para o lib exclusivo do seu projeto. São os seguintes:

- webservices-api.jar
- webservices-extra.jar
- webservices-tools.jar
- webservices-extra-api.jar
- webservices-rt.jar
- wstx-services.war

Crie um aplicação web comum e adicione a classe _TchauMundo_ no seu projeto com as anotações:

```java
 @WebService public class TchauMundo {

@WebMethod public String tchau(String nome) { return "Tschüss " + nome; } } 

Gere novamente o serviço e execute o seguinte comando na pasta src do seu projeto:

**$apt br/com/caelum/ws/TchauMundo.java**

As classes geradas devem ficar na pastas WEB-INF/classes.

Agora é preciso registrar um servlet e listener que recebe as requisições do WebService. O web.xml:

 <web-app version="2.4" xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/j2ee"> <listener> <listener-class>com.sun.xml.ws.transport.http.servlet.WSServletContextListener</listener-class> </listener> <servlet> <servlet-name>webServiceServlet</servlet-name> <servlet-class>com.sun.xml.ws.transport.http.servlet.WSServlet</servlet-class> <load-on-startup>1</load-on-startup> </servlet> <servlet-mapping> <servlet-name>webServiceServlet</servlet-name> <url-pattern>/tchau</url-pattern> </servlet-mapping> </web-app> 

Além disso, falta um outro xml (mais um!) com a definição do serviço/endpoint. O arquivo sun-jaxws.xml deve estar na pasta WEB-INF. Veja o exemplo:

 <endpoints xmlns='http://java.sun.com/xml/ns/jax-ws/ri/runtime' version='2.0'> <endpoint name='tchauMundo' implementation='br.com.caelum.ws.TchauMundo' url-pattern='/tchau'/> </endpoints> 

Fazendo o deploy e acessando a seguinte url:

http://localhost:8080/ws/tchau

A entrada de uma API para produzir e consumir webservices no Java SE 6 gerou muita polêmica, por inflar o tamanho da Java RE e ser pouco necessário na maioria dos projetos. Apesar disso, ter uma API unificada, além de ferramentas facilitadoras, possibilita uma mais fácil adoção de webservices por parte dos desenvolvedores Java.

Veja outros artigos sobre Programação