Alta produtividade no estudo online

Estudar de qualquer lugar, conforme sua disponibilidade de horário e em seu ritmo. Essas são algumas das muitas vantagens de fazer um curso de programação, design ou tecnologia a distância. Plataformas como o Alura são cada vez mais viáveis pra profissionais que querem se ingressar ou acompanhar o mercado, tendo toda a flexibilidade que precisam. Mas como tirar o máximo de proveito dessas plataformas? Aqui vão algumas dicas.

Aprenda mais, sem gastar mais tempo

Em algum momento você já sentiu que poderia aprender mais rápido? O ritmo daquele vídeo específico poderia ser mais rápido, pois você já conhecia por cima o assunto? Você pode e deve usar o controle de velocidade conforme sentir que a explicação poderia ser um pouco mais rápida, ou lenta. Isso faz com que você ganhe tempo, seja por não ter que esperar, ou não precisar voltar toda hora porque estava indo rápido demais. A vantagem é clara. 10% de tempo que você ganha, é 10% a mais de aprendizado. Isso vai de cada usuário, claro. O Guilherme Silveira, instrutor do Alura, só assiste videos no youtube com 1.5 de velocidade. O Alura oferece essa funcionalidade e boa parte dos nossos alunos já usam para tornar seu aprendizado mais produtivo.

controle de velocidade

Escute com mais atenção

Já sentiu que aquele vídeo está indo um pouco mais rápido do que gostaria? Diminua a velocidade e controle o ritmo do professor. O ritmo dele se adequa a você, e não mais o contrário! Hoje 30% dos nossos alunos diminuem a velocidade, enquanto 70% aumentam.

Assistir o vídeo ou ler o texto?

Qual você prefere? Alguns conseguem aproveitar melhor através de estímulos visuais, assistindo o vídeo e acompanhando o passo a passo, enquanto outros preferem uma boa leitura. O Sérgio Lopes, daqui da Caelum, é fã de ler o texto e pular paragrafos que gosta, enquanto eu prefiro assistir o vídeo adaptando a velocidade. Alguns métodos funcionam melhor para alguns, do que pra outros. De toda forma, assim que você descobrir qual seu estilo de estudo, assista o vídeo ou leia o texto, você não precisa fazer os dois o tempo todo! Na maior parte das plataformas, incluindo o Alura, o conteúdo do vídeo e da explicação são equivalentes. Se você teve alguma dificuldade assistindo o vídeo, leia, se não teve, vá direto para os exercícios. O tempo que você economiza ao não repetir o mesmo conteúdo pode ser aproveitado nos exercícios práticos ou nos próximos passos.

Use o fórum: Responda

Ao participar ativamente do fórum, perguntando e também respondendo questões, você está colocando em prática o conteúdo que aprendeu ou já conhece. Ao responder, você tem que parar para pensar qual a base que criou para entender o conteúdo. Responder, ajudar, ensinar é um exercício que exige bastante do nosso senso de lógica e de criação de estrutura. Por isso mesmo serve para fixar o conteúdo. Além disso, você não tem muito trabalho: o fórum do Alura te notifica sempre que existem atualizações nas discussões em que você está participando, assim você pode separar um horário do dia para participar. Só nesse ano eu já respondi 232 questões no fórum, tento responder ao menos uma por dia.

Screen Shot 2015-08-20 at 08.44.01 1

Em resumo, não fique apenas nos vídeos, explicações e exercícios. Seja um participante ativo!

Tire suas dúvidas: Pergunte

Se você ficou com alguma dúvida, pergunte! O Alura incentiva o ensino colaborativo, onde não só os instrutores mas sim todos os participantes da plataforma trocam experiências e se ajudam — afinal sempre aprendemos muito trabalhando em equipe.

resposta

Antes de perguntar, sempre procure por dúvidas similares. Muitas vezes a resposta ou explicação que você precisa já está lá, esperando por você. Fora isso, você também pode usar o guj.com.br pra perguntas off-topic, pesquisar por problemas e soluções, etc.

Estude o tempo todo

Que tal aproveitar seu tempo livre — no transporte pra casa, por exemplo — para acessar a plataforma e revisar o conteúdo que ficou com dúvida? Ou quem sabe assistir uma aula, ler explicações, participar do fórum ou qualquer outra atividade. Você pode fazer tudo isso do seu celular ou tablet. Todos os grandes site possuem versões responsivas para que você possa acessar o conteúdo de onde estiver, pelos dispositivos móveis, e o Alura não é exceção. A dica é: use sem moderações.

Desafie seus amigos

Desafie seus colegas a aprender um assunto, em um curso. Faça os exercícios e vá um pouco além, crie um novo sistema de teste, compartilhe o screenshot com seu amigo. Se colocou o serviço no ar, mostre pra ele. Até mesmo nós estamos curiosos para ver o que você fez com o que aprendeu! Dessa forma você tem todo um incentivo do seu(s) colega(s) de estudos, sempre terá uma segunda opnião sobre o assunto, e ainda se diverte enquanto aprende. Vocês ainda podem se desafiar, para ver quem fica melhor no ranking semanal!

Screen Shot 2015-08-21 at 07.45.27

Veja que nesse ranking, somos os três da Caelum, e eu estou na lanterna! Mas logo passo os dois! 😉

Se ainda não conhece o Alura, não deixe de acessar e conhecer nossos cursos e novidades nos planos de assinatura mensal. Se já conhece, não deixe de nos contar o que achou! E você, que outras estratégias utiliza para tornar seu estudo online mais produtivo?

32 Comentários

  1. Juacy Willian 25/08/2015 at 16:48 #

    Muito bom artigo

  2. Sergio 26/08/2015 at 08:49 #

    Muito bacana as dicas Turini! Essa da velocidade do video, nunca experimentei alterar vou fazer isso e ir analisando os resultados, parece ser uma boa.

  3. Rodrigo Turini 26/08/2015 at 09:25 #

    Obrigado pessoal!

    Sérgio, eu uso isso o tempo todo! Já não consigo assistir vídeo sem aumentar, ou as vezes até diminuir a velocidade. Mesmo que seja só 0.1. Experimenta sim, você vai gostar também.

    Um abraço

  4. Jéssica 26/08/2015 at 10:35 #

    Muito legal o post… meu maior problema é definir o que estudar x_x

    Front-end, back-end… infraestrutura… sao muitas vertentes… preciso focar em um tema para deslanchar nos estudos.

    Valeu pelas dicas!

  5. Rodrigo Turini 26/08/2015 at 10:49 #

    Oi Jéssica! Se você está começando agora, escolhe um assunto, como por exemplo front-end, e segue os cursos na ordem da trilha do Alura. Você vai sair de lá ninja em front-end, e pronta pra atacar outro assunto! 🙂 Eu sempre tento estabelecer uma meta: exemplo, fazer a trilha front-end nos próximos 30 ou 40 dias. Um abraço

  6. Pedro Rabello 26/08/2015 at 15:04 #

    Excelente artigo Rodrigo
    O que mais sinto dificuldade é em como aplicar algumas coisas, como por exemplo, os videos de Scrum da Ceci, apesar de serem muito bons é difícil pratica algo assim estudando pela web, mesma coisa com as aulas de agilidade do André Faria.
    Alguma sugestão para esses casos?

  7. Cecilia Fernandes 26/08/2015 at 17:48 #

    Oi Pedro, obrigada!

    Os cursos da trilha de Agilidade, tanto o meu quanto o do André, são realmente mais difíceis de praticar pela plataforma.

    Uma sugestão para você é começar pela parte de quebrar grandes pedidos de funcionalidades em partes menores que já agreguem valor e mostrar os benefícios de entregas pequenas e incrementais! Isso vale tanto para trabalho quanto para qualquer tipo de planejamento que você faça! Quebrar grandes feitos em partes menores e de valor é um excelente exercício – eu faço isso com as mais diversas coisas, desde meu trabalho na Caelum e na Agile Brazil até o planejamento de férias. Eu uso mesmo e gosto do modelo de histórias.

    Daí, depois de pegar prática nisso, uma boa próxima coisa para praticar é a priorização e repriorização das histórias de forma a maximizar o valor entregue (ou a felicidade de quem recebe os resultados, se preferir).

    Depois, é partir para retrospectivas e compartilhar o que aprendeu e as frustrações com os colegas mais próximos e vender a ideia de tentar juntos para eles.

    Em suma… a dica, nesses casos, é identificar as técnicas que não dependem de ninguém mais para começar. Então, conforme você começar a ter resultados, envolva mais pessoas no processo: peça a opinião delas, mostre o que funcionou para você, etc.

    É uma forma de praticar e potencialmente até se tornar uma referência local no assunto. 🙂 Faz sentido?

  8. Eduardo 01/09/2015 at 00:19 #

    Achei bem bacana o artigo. O Alura é realmente muito bom, a plataforma nos da uma chance bem grande de avanço na carreira. Eu só tenho uma dica, se é que me permitem: No final do curso, o instrutor lançar algum desafio. Algo do tipo “Bom, vocês estudaram JSF, agora tentem implementar esta aplicação X com estes requisitos bla, bla, bla. Boa sorte!”
    As vezes eu não tenho muita criatividade para tentar algo muito diferente :/

  9. Peres Julião 02/09/2015 at 01:03 #

    Olá,

    O aluno acessa a trilha Java Web. Faz todos os cursos e na teória ele está apto a desenvolver qualquer projeto.
    Só que na prática existe um grande problema, é que muitos acabam tendo dificuldades na hora de executar, planejar ou desenvolver seu projeto pessoal.
    Seria interessante desenvolver uma fórmula, método ou até mesmo um curso auxiliando nesse quesito. Assim como existe na Caelum presencial o TCC da jornada back-end. Poderia ter um igual no Alura.
    Isso estimularia e aumentaria a confiança do aluno.

  10. Rodrigo Turini 02/09/2015 at 09:57 #

    Oi Peres, tudo bem? Bem legal sua sugestão. Na verdade, aos poucos já estamos colocando isso em prática. O curso Controle de Horas com VRaptor e JPA é um exemplo disso. Nele você coloca em prática o conteúdo que viu na trilha Java Web, em um projeto real, que você desenvolve completo do início ao fim. Aos poucos estamos adicionando novos cursos como esse, que dão mais confiança e prática aos alunos. Um abraço

  11. Josué Freitas 03/09/2015 at 11:03 #

    Achei muito legal o post.
    Utilizo a velocidade do vídeo de acordo com o instrutor e com o meu conhecimento sobre o assunto.
    Estou estudando na plataforma Alura e indico para todos que me perguntam dicas sobre onde estudar.
    Fiquei surpreso ao ver o print de uma pergunta que fiz no fórum do Alura sobre VRaptor apareceu no post. =)
    Um abraço e bons estudos!

  12. Je Godoy 08/09/2015 at 13:36 #

    Bastante interessante essas dicas!
    Farei uso delas daqui para frente…
    Estou cursando a trilha Java e estou gostando muito da didática dos professores e também recomendo o Alura a todos que me perguntam!
    Abraços a todos

  13. João 13/09/2015 at 17:03 #

    Oi Rodrigo…
    Muito legal seu post. Fui seu aluno em um curso ai na Caelum.
    Agora estou acompanhando o blog de vocês ativamente.
    Gostei das dicas, vou testar e incorporar mudanças aos meus estudos.

  14. Rafael 13/09/2015 at 18:42 #

    Adorei as dicas eu mesmo me sinto muito defasado hoje em dia, vou precisar me atualizar.

  15. Lucas 18/09/2015 at 17:12 #

    Rodrigo, algumas dúvidas: quando o curso de Android será atualizado para material design? Quando saíra um curso de nodejs? Vocês tem alguma intenção de mudar os valores das mensalidades em breve? Que tal um curso de regex? Indico o autor do livro da novatec(uma abordagem divertida). O cara manja demais.

  16. João Eduardo 18/09/2015 at 18:43 #

    Os cursos e as dicas são excelentes, mas lendo os comentários, vejo que é algo requerido por todos os alunos, falta uma especie de TCC, projeto final de curso para por em pratica o aprendizado e estar realmente preparado ao mundo real.

    obs: os professores do Alura e Caelum são TOP!!!!

  17. Rodrigo Turini 21/09/2015 at 18:07 #

    Oi Lucas, tudo bem? Ainda não temos previsão pra todas as atualizações, mas estamos trabalhando nisso. Sobre o node, já existe um de MEAN stack que introduz um pouco de node, entre outros conceitos, mas pelos pedidos devemos criar um só de Node em breve. Ele é o número 1 em nossa página de sugestão de cursos. Inclusive, aproveite pra dar um upvote lá: https://feedback.userreport.com/409aa4ef-3399-4f03-ba57-cb36f702a520/#ideas/popular. Bem legal a sugestão do curso de regex, se quiser, acrescente lá nas sugestões tb: https://feedback.userreport.com/409aa4ef-3399-4f03-ba57-cb36f702a520/#idea/57353. Grande abraço

  18. Jhonatan Morais 22/09/2015 at 10:08 #

    Muito boas esta dicas. Hoje prefiro estudo por texto pois rapidamente identifico quais são as informações principais e ignoro “o enchimento de linguiça” (ja li tanto que estou com prática nisso hehe).

    Outra dica que gostei foi o controle de velocidade dos videos. eu já utilizada este controle apenas para reduzir a videos em inglua inglesa (quando o cara desembesta a falar rsrs…), mas nunca tentei para videos que já domino parte do assunto. Isso realmente vai economizar meu tempo.

    Enfim. Obrigado por mais este conteúdo.

  19. João Paulo Del Vecchio 23/09/2015 at 10:07 #

    Vocês são demais, possuem uma ótima didática.

  20. Cleo Junior 23/10/2015 at 14:27 #

    Muito boas as dicas, Rodrigo.

    Estudar online é uma realidade cada vez mais comum, porém exige disciplina. Estou cada vez mais tentado a me inscrever no Alura, ainda mais depois de ler os feedbacks dos alunos. Tenho um colega de trabalho que recomendou fortemente. A ideia inicial é fazer a trilha .Net mas com a vasta gama de cursos, o risco de fazer bem mais que isso é enorme, hehe.

    Parabéns pelo ótimo trabalho! Até mais!

  21. Davi Manoel 29/10/2015 at 10:38 #

    Estou amando as aulas do alura e de fato estão sendo muito importantes para mim.

    Parabéns a todos pelo excelente trabalho e espero contar sempre com vocês.

  22. cleisson monografia 18/12/2015 at 16:58 #

    show de bola, obrigado pelas dicas!

  23. Fabiano 20/01/2016 at 10:43 #

    Os cursos são muito bons! Assusta um pouco a velocidade como os temas são abordados, por exemplo em Java na aula 1 vc ve um inocente hello world e na aula 2 já são miticas lendarias funções de controles. Precisa estar um pouco familiarizado senão não acompanha.

    Eu já mandei email reclamando que de uma hora para outra as vezes o site trava e não carrega nada. Na época responderam que fizeram testes e que a o problema poderia estar em meu navegador ou rede. Porém comecei a estuda em outro pc, com outro sistema, navegador diferente e outra rede. Mesmo problema. Não é rede, pq qualquer outro site funciona normalmente enquanto o Alura está carregando eternamente. Só resolve abrindo e fechando o navegador.

  24. Paulo Silveira 22/01/2016 at 00:08 #

    oi Fabiano. Valeu pelos toques.

    O sistema ja voltou ao normal. Havia um bug de concorrencia realmente!

  25. Gourman 20/10/2016 at 01:49 #

    Sempre tenho este problema ao estudar para concursos ou em qualquer curso online. A aba do facebook não pode ser acionada rsrs.

  26. Tiago 31/03/2017 at 07:48 #

    Rodrigo. Estou estudando uma matéria por dia, um dia php, outro dia sql, e último front-end, e repito o ciclo.
    Muito gente recomenda estudar assim. Mas a vezes sinto falta de me aprofundar mais num assusto, ou terminar uma trilha e depois começar outra. Estava pensando dedicar pelo menos um mês em cada matéria.

  27. Rodrigo Turini 31/03/2017 at 13:08 #

    oi Tiago

    uma coisa que eu percebi com o passar do tempo é que não existe a forma certa e errada, nem técnicas unânimes. Pra mim, por exemplo, estudar um assunto diferente por dia não deu certo.

    Eu sempre escolho 2 ou 3 assuntos no máximo, pra estudar em paralelo durante a semana/mês. E tento escolher assuntos de certa forma relacionados, pra ficar na mesma página.

    Ideal é testar todas essas técnicas que você escuta falar por aí, e ver qual você se adapta e produz melhor. E com o passar do tempo, não se acomodar, sempre que experimentar novas maneiras. Com o tempo você muda e suas estratégias precisam mudar também.

    abracos

  28. Tiago Souza de Oliveira 30/06/2017 at 09:01 #

    Olá Rodrigo, tudo bom? Obrigado pelas dias, tem me ajudado muito.
    Gostaria de receber um conselho seu sobre este tema:
    O que fazer com o conteúdo estudado em cada vídeo aula? Estudo sozinho, e ainda não trabalho na área.
    No princípio (primeiro caso) eu pegava todo o código visto na aula, colocava no github e depois refazia esse código no meu pc, sempre olhando no github e tentando entende-lo. Nos últimos días (segundo caso), estou fazendo tipo de um passo a passo do conteúdo da aula. Despois tento fazer o código siguiendo o passo a passo, praticando até a exaustão. No primeiro caso eu entendo o que estudei, mas não sei fazer sozinho. Porém se vejo o código algum tempo depois, eu consigo entende-lo, e também avanço no curso.
    No segundo caso, eu entendo o código, e praticamente memorizo todo, e consigo fazer todo o código sozinho. O grande problema é que não avanço no curso, e é cansativo.
    O que fazer?

  29. Rodrigo Turini 30/06/2017 at 14:18 #

    Oi Tiago

    fico feliz de saber que as dicas tem ajudado! e sobre o que você disse, a ideia é que você nunca pare de estudar e praticar mesmo. Os dois casos que você passou são interessantes, pois é no momento de refazer, em especial sem olhar o código pronto ou o passo a passo detalhado, que aparecem as duvidas e você percebe que precisa reforçar algo.

    Uma dica que eu sempre dou e que uso bastante quando estou aprendendo algo novo é tentar aplicar tudo que estou estudando em um projeto paralelo, diferente daquelo do curso, no lugar do refazer o mesmo. Além de ser mais divertido, criar algo novo, você vai sentir melhor os pontos que precisa reforçar justamente por não ser algo que você já fez ou já tem a resposta.

    E nesse novo projeto mais duvidas devem aparecer, então tente se adaptar ao máximo a usar o google para pesquisar documentações e fóruns. Isso vai te ajudar bastante.

  30. Tércio Neto 25/07/2017 at 13:10 #

    Excelente, a dica do video foi essencial. Obrigado!

Deixe uma resposta