Screencast - Primeiros Passos para a JPA

Screencast - Primeiros Passos para a JPA
fkung
fkung

Compartilhe

Já tem um bom tempo que lançar uma série de screencasts é um assunto recorrente dentro da Caelum. Já houve algumas pequenas tentativas, mas ao contrário do que parece, não é uma tarefa nada fácil.

O vídeo é introdutório, sobre a Java Persistence API (JPA), para quem ainda não teve a oportunidade de testar a tecnologia. É um passo a passo que vai desde o início, mostrando como fazer o download das bibliotecas necessárias, montar um projeto no eclipse, preparar o banco de dados (MySQL), mapear uma classe em tabela, salvar entidades, carregar entidades e customizar os padrões adotados pela tecnologia (nomes e tamanho de colunas, por exemplo).

Banner dinâmico azul da Alura, celebrando seu Aniversário com tecnologia e modernidade. À esquerda, em letras grandes, '20% OFF no Aniversário da Alura', seguido por 'Estude na principal escola de tecnologia do país, com um desconto exclusivo, e eleve sua carreira para o próximo nível'. No centro, uma imagem de um computador com tela e monitor. À direita, conectados por uma linha azul suave representando uma trilha, os tópicos: programação, front-end, inteligência artificial, ciência de dados e muito mais. No final da trilha, um botão azul convida a 'Matricular-se'. No canto superior direito, o logo da Alura. Clique aqui para se matricular!

Como implementações da JPA entram em cena tanto o Hibernate quanto o Oracle Toplink.

Para esse primeiro screencast, o feedback fica por sua conta! Só é possível haver a continuidade com outros vídeos mais avançados, mais simples, com diferentes abordagens, ou abordando outros tópicos, se isto for realmente agregar algo à comunidade. Esse é o primeiro vídeo produzido e com certeza ainda há muito o que melhorar.

Acesse diretamente o screencast no Vimeo.

Precisamos do seu conselho! Que tal: "as fontes estão pequenas", "seria melhor se tivesse voz" ou "está muito longo"?

Em tempo: já temos ciência destes problemas, mas como já citado, fazer um screencast não é nada fácil. Para o próximo estaremos com tudo isso (mais o que for sugerido) melhorado!

Veja outros artigos sobre Programação